Cachorro com bolha de sangue na orelha? Veja o que fazer

Bolhas de sangue, hematomas… essas bolhas aparecem nos cães e são bem visíveis. Se você já identificou alguma em seu pet, é possível que tenha se perguntado: o que causam as bolhas de sangue nos cães?

É possível que essas bolhas sejam prevenidas? Preciso correr para o veterinário? Como que eu devo tratar esse mau no meu cachorro? Vamos começar a responder essas perguntas agora:

O que é uma bolha de sangue na orelha do meu cachorro?

As bolhas de sangue que aparecem nos cachorros são espécies de hematomas ou bolhas mesmo cheias de sangue e aparecem abaixo da pele do cachorro. A área mais comum que você vai encontrar é na orelha do cachorro, mas essas bolhas de sangue podem aparecer em outras partes do corpinho do dog.

Se as bolhas aparecem com muita frequência, elas podem formar machucados maiores por debaixo da pele das orelhas. O incômodo leva o cachorro a se coçar e chacoalhar a cabeça muitas vezes, podendo causar ainda mais hematomas.

As bolhas de sangue são causadas por excesso de coçadas/arranhadas devido à alguma irritação prévia e então causar um ciclo vicioso que só vai machucar e irritar cada vez mais o cachorro.

Cachorro com bolha de sangue na orelha
Bolha de sangue na orelha do cachorro

O que causa a bolha de sangue no cachorro?

Como mencionado anteriormente, as bolhas de sangue são causadas quando o cachorro sente irritação insistente em algum ponto do corpo – geralmente as orelhas.

Ao coçar esses pontos repetidamente, ou chacoalhar a cabeça com muita força, eles podem causar o dano que provoca a bolha de sangue.

Se a pele é machucada, uma bolha pode se formar onde o sangue se agrupa logo abaixo da pele.

Outros sintomas de bolha de sangue em cães podem incluir:

  • Inchaço na região
  • Vermelhidão na área
  • Deformação onde a bolha está localizada
  • O cachorro evita que você encoste ou aperte
  • Descoloração da pele e da área circundante à bolha

O cachorro pode piorar a situação das bolhas de sangue se coçar ou chacolhar a cabeça com muita força e repetidas vezes. O dano à bolha de sangue pode chegar a estoura-la, causando ao cachorro ainda mais dor e possibilidade de infecções.

E as bolhas de sangue podem ainda ocorrer internamente no cachorro, no entanto, são mais difíceis de serem notadas e diagnosticadas por um veterinário.

Essas bolhas de sangue internas podem ser causadas por pancadas, acidentes, brigas entre cães ou qualquer outro dano físico. Se o cachorro tiver bolhas de sangue internas, o órgão próximo à lesão também pode ser lesionado, causando problemas ainda maiores.

Mesmo que não haja sinais visíveis, o cachorro pode apresentar os seguintes sintomas:

É possível prevenir a bolha de sangue em cães?

Você pode evitar algumas causas de bolhas de sangue em seu cachorro, mas não todas podem ser prevenidas por completo.

Se você percebe que seu cachorro está se coçando ou balançando a cabeça muito excessivamente em razão a qualquer irritação, busque cuidados veterinários para antecipar-se à bolha de sangue no seu cachorro.

Se o cachorro estiver com infecção na orelha ou na pele, é melhor trata-lo antes que o próprio cachorro cause uma bolha de sangue no local.

Evitando o problema e cuidando preventivamente, você protege o cachorro de dores, potenciais infecções, lesões maiores e também custos adicionais com o veterinário.

O que mais você pode buscar evitar com seu cachorro? Brigas. Tente mante-lo seguro de confrontos ou qualquer risco que pode provocar queda, impacto e então a geração de uma bolha de sangue interna.

Para isso, a importância de uma boa guia e coleira ou cercas firmes para as áreas externas caso seja preciso criar limitações.

Bolhas de sangue se formam na barriga do pet
Bolhas de sangue se formam no corpo do pet

Quando devo buscar auxílio profissional?

Mesmo que as bolhas de sangue nos cães podem se curar por si, isso pode levar um bom tempo – talvez várias semanas ou até meses.

Lembre-se que, em geral, as bolhas de sangue causam dor aos cães. Esse incômodo constante pode provocar piora do machucado ou até abertura da bolha, podendo infeccionar se o pet coçar a área ou balançar muito a cabeça, como já citado previamente.

Então para evitar problemas mais sérios com seu cachorro, tão logo você perceba uma bolha de sangue, procure o cuidado do seu veterinário. Ele é o profissional mais indicado para diagnosticar a situação e tratar da melhor forma possível seu pet.

O vet pode não só tratar o problema exposto como também entender o que pode ter originado a bolha de sangue no seu cachorro. Veja alguns tratamentos que seu vet pode adotar:

  • Opção 1: Dependendo da localização e do tamanho da bolha de sangue no cachorro, seu veterinário pode drenar o sangue do hematoma. No entanto, essa pode não ser a solução perfeita, já que a área pode ser novamente irrigada com sangue.
  • Opção 2: Anestesia e cirurgia local podem ser a próxima opção, especialmente para hematomas que surgem internamente à pele. Com a cirurgia, o sangue é drenado, o coágulo é removido e a área é suturada para que o sangue não ocupe novamente a área criando nova bolha de sangue.
  • Opção 3: Nos casos de hematomas nas orelhas, elas podem ser enfaixadas para prevenir que as orelhas batam contra a cabeça e ainda usar o “colar elizabetano” para prevenir coceiras na cabeça machucada.

O que devo fazer para tratar a bolha de sangue do meu cachorro?

De maneira alguma, em qualquer circunstância, tente você drenar a bolha de sangue por si. Isso só vai promover mais estrago ao local, mais dor ao seu pet e probabilidade de infecção na área.

Se bolhas de sangue são comuns nas orelhas do seu pet, e você já falou com seu veterinário sobre buscar tratamento, talvez seja recomendado apenas fazer uso do colar elizabetano para ver se a bolha de sangue some naturalmente.

Esse método, no entanto, é sugerido apenas se a bolha de sangue for pequena, comum, se puder sumir naturalmente e você já ter verificado isso tudo previamente com seu vet. Dessa forma você está esclarecida(o) sobre os riscos de atrasar qualquer tratamento mais incisivo.

Questões comuns a respeito das bolhas de sangue em cachorro

Se você ainda tem dúvidas a respeito desse tipo de bolha no corpo de seu cachorro, as seguintes respostas podem ajudar a esclarecer. Lembre-se, se em dúvida, não hesite em levar seu cachorro ao médico veterinário.

Bolha de sangue em cachorro
Bolha de sangue em cachorro

Como posso identificar uma bolha de sangue em meu cachorro?

Essas bolhas são muito semelhantes a qualquer bolha, mas preenchidas de sangue. Toda a área pode estar também avermelhada e inchada.

Como posso tratar uma bolha de sangue em meu cachorro?

Importante: nunca tente drenar a bolha sozinho. Isso pode gerar mais machucado do que benefício. A ordem é sempre se consultar com um veterinário antes de qualquer ação nos hematomas.

O veterinário pode pedir para você aguardar e ficar de olho na bolha de sangue para verificar se ela desaparecerá por si, ou talvez vá sugerir para retirar a bolha de maneira cirúrgica. E para isso, realizar em um ambiente seguro e estéril.

Afinal, por que meu cachorro tem bolhas de sangue?

Seu pet vai desenvolver bolhas de sangue se alguma veia estourar. E isso é mais comum de acontecer quando seu cachorro coça a área insistentemente ou balança a cabeça com muito vigor.

Essa irritação pode danificar ainda mais as veias sanguíneas e até mesmo lesionar a pele.

As bolhas de sangue nos cachorros aparecem com mais frequência nas orelhas, porque as veias sanguíneas são muito finas e presentes em grande volume nessas áreas

[ Veja também: Como Combater a Ansiedade nos Cães ]

Fonte:
TopDogTips

Autor: Petite Sofie

Adora qualidade em tudo! Uma viagem de qualidade, uma bolsa de qualidade, produtos para pet e também atendimento de qualidade :) Oi, sou a Petite Sofie!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *