Para um bebê, dizer “mama” é um grande avanço em sua vida. Não mostra apenas a afeição do bebê para a pessoa mais importante de sua vida, mas é também um sinal de grande desenvolvimento. A maioria dos bebês conseguem dizer “mama” por volta dos 12 meses de vida.
Uma mãe, no entanto, chamada Andrea Diaz-Giovanini ficou um tanto quanto surpresa quando tentava fazer seu filho – Sam – falar mama.

Andrea tenta fazer seu filho falar “mama”
Em um video que captura o flagrante, Andrea está sentada em sua cadeira servindo comida a Sam. Na altura de seu joelho estão Sam e Patch, um Shepherd Australiano. Ela pede para que Sam diga “mama”. Já seu filho se mostra relutante e apenas a encara, focando seu rosto e o garfo em sua mão.
Patch começa a ficar excitado enquanto olha para a comida na mão de Andrea
Parado ao lado de Sam, Patch está louco de vontade de lascar uma mordida na comida que Andrea quer oferecer a Sam. Enquanto Andrea tenta fazer Sam falar “mama” para receber a comida. Enquanto isso, Patch, que é treinado, fica cada vez mais animado e tenta vocalizar o que ela quer para ele – Patch – receber a garfada!
Então o inimaginado acontece
Finalmente, Patch solta um perfeito “mama”, que causa grande surpresa em Andrea que reage instantaneamente. Patch continua a dizer “mama” enquanto fica na expectativa de receber a comida. De repente Sam percebe que Patch está tentando “roubar” a sua comida como prêmio e empurra o cachorro pra longe, que causa ainda mais surpresa à cena. Todos riem!

Cães podem falar?
De acordo com a Scientific American, a habilidade dos cães em falar é mais uma forma de imitação. O cachorro ouve o som do dono – ou que alguém faça – e tenta reproduzir usando seu latido. Exatamente como o verificado no video do Patch aqui. O principal problema com isso é que as cordas vocais de um cão não são desenvolvidas como são as nossas, bem como a articulação de sua boca e línguas impedem a reprodução de palavras ou sons mais complexos. Eles são bem limitados nas possibilidades em “falar”.
A habilidade para “falar” de um cão indica muito sobre o nível de sua inteligência, que nós não costumamos atribuir aos animais ditos irracionais. E por mais inteligente que um cachorro possa ser, eles ainda são muito limitados em suas habilidades de falar como nós, seres humanos.

[ Veja também: Cães entendem o que falamos ]
Patch teve recompensa com petiscos por seus esforços em falar
Quanto a Patch, alguns que viram o vídeo ficaram preocupados porque ele não foi recompensado por suas incríveis habilidades vocais. Mas Andrea foi rápida em garantir a todos que Patch recebeu os petiscos que ele merece e até postou um vídeo de acompanhamento para mostrar isso.
Veja o vídeo da incrível façanha de Patch abaixo:
Conheça aqui brinquedos interativos que promovem inteligência e obediência dos cães
Fonte:
RonProject
Sem comentarios