Cães entendem o que dizemos e como dizemos
Ciência Comportamento Curiosidades

Cachorros entendem O QUE falamos e COMO falamos!

Por muito tempo, donos de cães já acusam que seus cachorros entendem o que eles dizem. Agora a ciência comprovou!

Um novo estudo mostrou que cães usam o lado esquerdo do cérebro para processar o significado das palavras, enquanto o lado direito trabalha para entender o sentimento do que é dito. Exatamente como funciona na comunicação entre os humanos.

Isso significa que cachorros entendem o que seus donos estão querendo dizer. Não só com a palavra de ordem, mas também com o jeito como ela é dita.

Por exemplo, quando um cachorro está sendo elogiado, o centro de recompensas de seu cérebro é ativado SOMENTE se o elogio é feito de maneira carinhosa, ou seja, de maneira honesta. Se um tutor diz “bom garoto” de uma maneira fria, apática, o cachorro não vai captar o elogio como deveria.

Agora você pode imaginar por que o cachorro não para de lamber seu rosto enquanto você pede sorrindo para que pare.

Você fala “pare” mas demonstra para o cachorro que é para “não parar”. 🙂

Nós humanos adoramos falar com os cães, nós os chamamos por seus nomes, os elogiamos com carinho, repreendemos pelo que fazem de errado, mas ainda era pouco sabido como os cães interpretavam todas essas manifestações.

Pesquisador Dr. Attila Andics da Universidade de Budapeste, Hungria.

Muitas pessoas podem achar que a intonação do que dizemos aos cães pouco importam. A pesquisa procurou investigar exatamente o que se passa no cérebro dos cães nessas horas.

Os cães foram treinados para se deitarem imóveis. Eles ouviam ordens de seus treinadores, às vezes com palavras de elogio, mas não em entonação elogiosa. Foi-se então verificado as reações nas regiões do cérebro do animal.

Golden Retriever participante da pesquisa
Dr. Andics durante o experimento com um dos cães utilizados

Os resultados mostraram uma coisa muito interessante: cães se importam com O QUE dizemos, mas também em COMO dizemos. Esse mecanismo é muito semelhante a como nós humanos captamos e entendemos o que nos é dito. Os cães conseguem também separar o significado das palavras de suas entonações.

Dr. Attila Andics

Esse estudo é o primeiro desse tipo para investigar como cães processam a linguagem dos humanos.

Como a pesquisa se deu?

Os pesquisadores treinaram 13 cachorros para se deitarem imóveis em um scanner de ressonância magnética. Seus cérebros foram monitorados enquanto os treinadores diziam vários comandos como “muito bom!”, “isso garoto” entre outras sentenças positivas que eram ditas de maneira afetuosa e também em tom inadequado, apático.

Os cães ouviram elogios com intonação positiva e neutras e também sentenças sem sentido para eles, mas em intonação positiva e neutra.

Explica a estudante PhD Anna Gábor, uma das autoras do estudo
Alguns dos cachorros utilizados na pesquisa. Educadinhos, não? 😀

Foram analisadas áreas do cérebro dos cães que reagiram de maneira diferente entre as palavras com e sem sentido para os cães e também em entonações elogiosas e apáticas.

Dr. Andics sintetiza o experimento com a seguinte frase:
“A área do cérebro onde está o centro de recompensas do cão só é ativada quando as palavras de elogio são acompanhadas de entonação elogiosa, carinhosa.”

Então para os cães, eles não só distinguem o que é dito de como é dito, mas também combinam ambas condições para uma correta interpretação do que nós desejamos deles. Mais uma vez: com a gente também funciona assim! 🙂 Será que cachorro também é gente?

Um dos cachorros da pesquisa deitado no aparelho de ressonância magnética
Dr Andics e Anna Gábor durante os experimentos

A utilização de palavras para comunicação é uma invenção humana, mas acabamos de perceber nesse estudo que as conexões para processar seus significados não são necessariamente exclusividade humana.

Essa pesquisa foi publicada na revista Science.

Você tem cachorro? Já percebeu que ele entende suas ordens?
Compartilhe suas experiências conosco aqui!

Fonte:
Telegraph UK

Você pode gostar também!

Sem comentarios

Deixe um comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.