Duas princesas dormindo
Psicologia Saúde

13 Benefícios de dormir com seu cachorro

Dormir com o cachorro é uma boa ideia? A ciência diz que sim! Afinal “cachorro também é gente!” 🙂

Existe um debate na comunidade científica sobre os benefícios de dormir junto do cachorro. Alguns estudos mostram que dormir com o cachorro pode promover uma péssima noite de sono para você.

No entanto, há também um grande número de estudos que mostra os benefícios de deixar o cachorro ficar na cama com você. Por exemplo, benefícios mentais. Dormir com o pet promove sensação de segurança e conforto. Pessoas que sofrem de transtorno pós-traumático relatam que dormir com seus pets os fizeram diminuir a ter pesadelos.

Se é da família, por que não dormir junto? 🙂

Se faz bem, por que não?

Benefícios físicos também foram relatados, como o fato de que, dormir com o cachorro libera ocitocina em seu cérebro. Para você entender do que se trata esse hormônio, basta lembrar de quando você se apaixonou ou quando estamos pertos de um bebê. Esse hormônio está associado a ondas cerebrais theta, que são encontradas nos sonos REM.

Isso significa na prática que você está tendo sonos de maior qualidade quando está dormindo com seu pet. Todo esse campo hormonal ajuda a atenuar ansiedade e o estresse e por isso você dorme melhor.

Acariciar e interagir com seu cachorro ajuda a baixar a sua pressão sanguínea. O curioso é que isso não acontece apenas durante as caminhadas com o cachorro. Acontece também quando você está dormindo com ele!

Veja no gráfico abaixo mais benefícios de dormir com seu cachorro.

Dormir com o cachorro: reduz depressão / promove ondas theta / aumenta sensação de segurança
Dormir com o cachorro: diminui insônia / máximo conforto / reduz sentimento de solidão / aumenta a qualidade do sono
Dormir com o cachorro: reduz estresse / diminui pressão sanguinea / fortalece a ligação com o cão / faz bem para o coração / reduz chance de alergias
Dormir com o cachorro faz bem pra nossa saúde! S2

Veja as 13 razões para você dormir com seu cachorro. Benefícios cientificamente comprovados

  1. Dormir com o cachorro reduz riscos de depressão. O contato com cachorros de estimação aumenta o fluxo de ocitocina, a “química do amor”.
  2. Promove ondas cerebrais para o ritmo theta. A liberação da ocitocina e o padrão theta de ondas cerebrais ocorre durante o sono REM. Sono de qualidade.
  3. Dormir com o cachorro aumenta a sensação de segurança. Estudo comprovou que dormir com o cachorro aumenta a qualidade do sono em mulheres.
  4. Dormir com os pets diminui insônia. Por diminuir a ansiedade, aumenta seu relaxamento, essencial para uma boa noite de sono.
  5. Aumenta o conforto. Dormir com seu pet de estimação favorece na qualidade do sono e é ótimo aliado aos pacientes de transtornos pós-traumáticos.
  6. Diminui o sentimento de solidão. Dormir com o pet diminui sensação de solidão, contam 41% dos donos de cães em uma pesquisa.
  7. Dormir com cães aumenta a qualidade do sono. A eficiência de um sono bem dormido é maior quando dormimos com nossos pets.
  8. Dormir com o pet reduz o estresse. A saúde mental de 74% dos donos de pets melhorou após ter contato com um.
  9. Diminui a pressão sanguínea. Em estudos foi verificado que a interação homem-animal abaixa a pressão sanguínea.
  10. Fortalecimento do laço com seu cachorro ocorre durante a noite dormida junto. Dormir junto do pet auxilia na socialização e até mesmo no treinamento!
  11. Promoção de um coração mais saudável. A Associação Americana do Coração (The American Heart Association) encontrou ligação entre a interação com pets e a diminuição de casos de hipertensão.
  12. Reduz a possibilidade de adquirir alergias. Em um estudo, crianças que dormiam com seus pets tinham menos predisposição a desenvolver alergias.
  13. Sua saúde de maneira global melhora! O contato próximo com pets tem uma série de benefícios que auxiliam até na diminuição do colesterol e índices de triglicerídeos.
Quantas razões você tem para dormir com seu cachorro?
E quem nega um carinho? S2

Quando evitar dormir com seu cachorro?

É isso mesmo, há algumas condições que você precisa considerar antes de liberar o acesso à cama para seu cachorro. Veja:

  • Se seu cachorro não estiver devidamente treinado e acostumado a viver dentro de casa;
  • Se seu cachorro tiver alguma alergia;
  • Se você tem o sono muito leve;
  • Se seu cachorro ainda não se acostumou com a casa;
  • E claro, se você, ou seu cãozinho, tem algum problema de saúde cujo contato possa comprometer a saúde de algum dos dois.

[ Veja também: Donos de cães tem até 4x menos chances de engordar ]

Fonte:
The Bark
Science Daily
Psycology Today

Você pode gostar também!

Sem comentarios

Deixe um comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.