Escada ou Rampa para cachorro? Qual é a melhor
Produtos

Escada ou rampa: o que seu cachorro precisa?

O produto é essencial para proteger a coluna e articulação dos cães que, diferente dos gatos, não tem condições físicas para subir e descer de lugares como o seu sofá e sua cama.

Se você tem um cachorro idoso, ou seu cãozinho tem algum problema de mobilidade, como artrite, escolher uma rampa ou escada para ele é de suma importância. Na realidade, mesmo para cães saudáveis, as escadas e rampas facilitam imensamente a vida dos pets pequenos. Especialmente de raças que tenham perninhas curtas, como Corgis e Dachshunds.

Seu cachorro não deveria se esforçar muito para subir um sofá ou sair do carro. Dependendo do tamanho, é até desconfortável pra você ficar levando e trazendo constantemente no colo. Então para definir se você compra uma Escada ou Rampa para seu cachorro, siga as orientações abaixo e escolha o produto certo.

Cuidado com o ângulo da rampa.  Seu cãozinho pode se assustar.
Cuidado com o ângulo da rampa. Seu cãozinho pode se assustar ao subir ou descer.

Devo escolher uma escada ou uma rampa para meu cachorro?

Escadas são melhores opções a cães que estão com saúde em dia, tem agilidade e equilíbrio para usar escadas domésticas padrão. Em geral são portáteis, podem ser levados da sala pro quarto e até mesmo pro carro. Tendem a ocupar menos espaço que as rampas.

Já se seu cãozinho estiver com dificuldades de locomoção, apresenta insegurança ao subir as escadas de sua casa, considere uma rampa para ele. Prefira rampas que tenham ângulos suaves e altura suficiente para alcançar a cama/sofá ou a entrada do seu carro. Isso tende a ser entre 60cm e 80cm no máximo.

Desmontável e portátil. A nova escada Futon & Dog não ocupa espaço e tem os degraus com superfície antiderrapante.
Desmontável e portátil. A nova escada Futon & Dog não ocupa espaço e tem os degraus com superfície antiderrapante.
Algumas escadas são leves e portáteis. A altura do degrau deve ser verificada se adequada ao pet.
Algumas escadas são leves e portáteis. A altura do degrau deve ser verificada se adequada ao pet.

Como escolher a melhor escada para meu cachorro?

As características do seu cachorro serão importantes para a escolha da melhor escada para ele. Veja:

  • Verifique a altura e a distância do degrau. Ela deve ser similar a altura e distância do degrau de uma escada padrão que humanos utilizam;
  • É melhor para os cães quando os degraus são mais compridos. Por isso considere escadas para cachorro que tenham degraus com profundidade entre 15 e 25cm;
  • Certifique-se de que a superfície do degrau seja antiderrapante. As patinhas do cachorro devem ter possibilidade de ter total aderência para que ele não escorregue;
  • Certifique-se que a escada tenha altura suficiente para servir o cachorro a acessar os locais propostos.
Ideal para cães até 20kg, as escadas Futon & Dog são em espuma de alta densidade e revestidas de courino.
Ideal para cães até 20kg, as escadas para cachorro Futon & Dog são em espuma de alta densidade e revestidas de courino.

O que considerar para escolher uma rampa para cachorro?

Tal como acontece com as escadas, verifique se a rampa que você deseja comprar:

  • Tenha altura suficiente para seu cão alcançar, seja cama, sofá ou a entrada do carro;
  • Se espaço for problema, escolha uma rampa leve ou que possa ser dobrada;
  • Ela precisa ter superfície antiderrapante para que o cachorro possa subir e descer com segurança.

Seja escada ou rampa para seu cachorro, use treinamento por reforço positivo para ensinar seu cão a usar o produto. O objetivo é ajudá-lo a se sentir mais confiante com a novidade. E essa confiança é importante para que o cachorro possa usar a escada, ou rampa, mesmo quando você não está por perto.

[ Veja também: Brinquedos para cães – o Guia Definitivo! ]


Proteja a coluna do seu cachorro

De acordo com a médica veterinária, acupunturista e fisioterapeuta Elizabeth Shimizu, as escadas e rampas devem ser introduzidas cedo na vida do animal. Dessa forma, eles se familiarizam e aprendem logo a utilizar o produto.

Raças menores sofrem mais com as lesões que uma escada ou rampa poderiam evitar. Em uma queda, ou descida forçada da altura de um sofá, por exemplo, as articulações mais comprometidas são da coluna, joelho, cotovelo, ombro e coxas. Em animais de maior porte esse tipo de lesão é visto com menos frequência.

Algumas raças tem maior predisposição a se lesionarem. São os casos dos cães de patas curtas, como o Teckel (Dachshund), Corgis e Basset Hound. Eles podem jurar que são exímios atletas de sofá por pularem de um lado a outro “como se não houvesse amanhã”, mas sua estrutura corporal não dá conta de receber tanto impacto.

Seja escada ou rampa para seu cachorro, o fundamental é que sejam adequadas ao porte e peso do animal, como também a altura do móvel. Você pode comprar pronta ou mandar fazer. O que não pode é deixar seu cachorro subir e descer dos lugares, colocando em risco a própria saúde. Por isso, o quanto antes, ensine-o a usar as rampas e escadas.

Você passou por algum susto em razão de queda com seu cãozinho? Já resolveu com o uso de rampa ou escada? Compartilhe nos comentários abaixo sua história conosco!

Fonte:
American Kennel Club
Artigo Estadão

Você pode gostar também!

Sem comentarios

Deixe um comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.