Ciência Comportamento Psicologia

Cães gostam mais quando você sorri, revela estudo

Você já se perguntou se seu cão percebe seu sorriso para ele? Você acha que eles reconhecem o sorriso como expressão de felicidade? Será que nossos cães estão conscientes de que nosso sorriso para eles é bom sinal?

De acordo com um estudo da Universidade Nacional do México, cães podem sim ler nossas emoções claramente. E mais, eles amam quando percebem nossos sorrisos a eles. Estudos anteriores atestaram o reconhecimento dos cães para nossas vozes, agora sabe-se também que reconhecem nossas expressões.

Especialistas descobriram há muito tempo que os cachorros reconhecem as emoções humanas. Eles também podem distinguir entre expressões boas e ruins, então ajustar seu comportamento de acordo com o que os donos estão sentindo.

Mas que mecanismos neurais estão em jogo quando isso acontece nos cachorros? O que controla suas capacidades de reconhecer os sentimentos de seus donos?

Identificando os padrões de felicidade para os cães

Para o estudo, os pesquisadores ensinaram oito cães, Border Collies em sua maioria, a se deitar em um scanner de ressonância magnética para obterem leitura adequada (você viu essa técnica ser utilizada no post “Cachorro também é gente”).

Foram exibidos aos pets fotos de diferentes pessoas com expressões distintas. Elas iam do sorriso, a expressões de tristeza e raiva.

As áreas dos círculos representam a área de interesse fixada pelo cão. As linhas traçam o caminho que o cachorro fez com o olhar na imagem. Créditos da Foto: Langner et al.

A atividade cerebral dos cães aumentou na região de seu córtex temporal e nas áreas caudais depois de serem apresentadas fotos de pessoas sorrindo. O córtex temporal é a parte do cérebro que processa informações. Já as áreas caudais envolvem neurônios que são ativados quando o cão é incentivado a aprender ou é recompensado.

As reações dos cães fizeram os pesquisadores concluírem que cachorros podem identificar as diferenças entre as expressões no rosto de um ser humano. E mais, entender quando ele está feliz! As atividades cerebrais obtidas foram tão intensas, depois das fotos com pessoas sorrindo, que os pesquisadores acenaram animados com a possibilidade de criação de tecnologias de machine learning para ajudar na comunicação entre humanos e pets.

A chave é a ocitocina: o hormônio do amor

Esse não é o primeiro estudo que conclui que cães podem sentir o carinho e o amor de seus donos por eles. Em uma outra pesquisa publicada pela revista Frontiers of Psychology, apresentou-se que o nível de ocitocina de um cão aumenta em até 130% quando recebe um abraço, um beijo ou um carinho do seu dono.

A ocitocina também é conhecida como o hormônio do amor. Por meio dela que se constroem os vínculos entre os seres humanos e é mais evidente entre mãe e filho recém-nascido. Aparentemente esse é o hormônio que também fortalece os laços entre as pessoas e os pets. Quando você abraça ou beija seu cachorro, o seu nível de ocitocina se eleva para até 300%!

O mesmo estudo também concluiu que cães respondem melhor a rostos carinhosos e felizes do que para semblantes irritados. A pesquisa determinou também que o aumento do hormônio do amor (ocitocina) nos cães, aumenta a confiança em seus donos.

Os especialistas também rastrearam o movimento dos olhos dos cães e as atividades de suas pupilas para determinar suas resposta a emoções positivas e negativas. Quando um cachorro se sentia desconfortável ou amedrontado, suas pupilas dilataram enquanto o oposto ocorreu quando foram apresentados rostos de pessoas felizes.

Nossa felicidade, expressa em nosso rosto, pode ser sentido e entendido pelos cães

A inteligência dos cães

Cachorros são excelentes em captar as pistas deixadas pelos humanos ao seu redor. Mas é impressionante que, até mesmo com fotos, eles conseguem distinguir as emoções humanas muito bem.

Como a pesquisa indicou, os cães não são apenas espertos para aprenderem truques. Eles tem também inteligência emocional que os tornam os melhores companheiros para as pessoas que os pets de outras espécies.

Agora que você sabe sobre o poder do seu sorriso para seu cachoro, use isso para qualquer treinamento ou condicionamento comportamental que você deseja ensiná-lo. Os cães ficam mais envolvidos se você demonstrar felicidade. 😉

E aí na sua casa, após saber do poder do sorriso, você percebeu as reações do seu cachorro? Conte pra gente aqui nos comentários.

Fonte:
Top Dog Tips

Você pode gostar também!

Sem comentarios

Deixe um comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.