Cães deixam a gente magrinho!! :)
Curiosidades Saúde

Donos de cachorro tem até 4x mais chance de não serem obesos, revela estudo

Se já não bastasse serem naturalmente especiais, os cães ajudam a gente a ficar em forma. Estudo afirma que tutores de cachorro tem 400% mais chances de se comprometerem a ficarem em forma.

O fato de que donos de cachorros tendem a fazer mais exercício não surpreende ninguém, já que querendo você ou não, precisa passear com seu pet. Pesquisas anteriores se concentraram principalmente em um único membro da família e não deixava claro se o tempo utilizado nas caminhadas com o cachorro substituíam outras atividades físicas.

Dra. Carri Westgarth à direita durante a pesquisa na Inglaterra
Dra. Carri Westgarth à direita durante a pesquisa na Inglaterra

Cuidar de cachorro faz diferença para a nossa saúde

No atual estudo de Carri Westgarth e sua equipe da Universidade de Liverpool, a análise foi mais profunda: que diferença ter um cão faz para a saúde física do dono.

Na pesquisa realizada, Westgarth avaliou a atividade física de pessoas em 385 domicílios na Inglaterra. Foram 191 pessoas donas de cachorros, 455 pessoas que não tinham cães e 46 crianças. Desse total, 28 adultos foram acompanhados com acelerômetro para confirmar a atividade física total.

Descobriram que os donos de cães andam com mais frequência e por períodos mais longos do que as pessoas que não tem cães. E essa atividade não substitui outros exercícios físicos. Na prática, essa é uma atividade extra. Os pesquisadores conseguiram confirmar o potencial de melhoria da saúde tenho um cachorro como pet.

[ Veja também: Brinquedos para cachoro: o Guia Definitivo ]

“As evidências sugeriram que, ter um cachorro está associado a um menor risco de morte por doenças cardiovasculares, principalmente em famílias ‘monoparentais’, onde o tutor está mais obrigado a caminhar com o pet”, afirma o estudo.

Para muitas pessoas, essa pode ser a diferença crucial entre níveis saudáveis de exercício. A recomendação é que tenhamos todos 150min de atividade física moderada ao menos por semana. No entanto, menos de 50% dos adultos nos EUA atingem essa recomendação. Na Inglaterra o cenário é um pouco melhor, ainda assim 66% de homens e 58% de mulheres atingem esse objetivo mínimo.

A pesquisa de Carri Westgarth descobriu que os tutores de cachorro tem 4x mais chances de superar esse objetivo. Além disso, os benefícios se estendem a todas as outras pessoas da família.

Dra Westgarth durante pesquisa com donos de cães na Inglaterra
Dra Westgarth durante pesquisa com donos de cães na Inglaterra

Incentivo a adoções como política pública

Os resultados foram tão positivos que os pesquisadores desejam que novas políticas sejam criadas para apoiar a adoção de cães. No caso específico do Brasil, medidas como essa poderiam impactar dois cenários importantes:

  • O trabalho de Centros de Zoonoses e de ONGs que se dedicam ao cuidado da população de cães;
  • A gastos com saúde, já que a prevenção à obesidade tem impacto direto nas políticas de saúde pública.

“Ter cães está associada a mais caminhadas recreativas e chances consideravelmente maiores de atender às diretrizes de atividade física. Políticas relativas a zoonoses e saúde pública deveriam apoiar a posse de cães devido a todos esses benefícios”.

Então, se você está lutando para perder peso ou ter uma atividade física mais regular, há uma solução para isso: adote um cãozinho! 🙂

Dra Westgarth durante pesquisa com donos de cães na Inglaterra
Carri Westgarth com cães 🙂

O estudo “Os donos de cães são mais propensos a cumprir as diretrizes de atividade física do que as outras pessoas: Uma investigação da associação em ter um cão com níveis de atividade física em uma comunidade britânica” (sem versão em português) foi publicada na Scientific Reports.

Fonte:
ZME Science

Você pode gostar também!

1 Comentario

  • Reply
    6 Dicas para você se tornar um Dog Walker - Petite Sofie Blog
    15 de julho de 2019 at 11:19 AM

    […] Veja também: Donos de cães tem 4x mais chances de estarem em forma […]

  • Deixe um comentario

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.