Grávidas precisam se afastar dos gatos?
Gatos Saúde

É verdade que mulher grávida precisa se afastar dos gatos?

Não. Você não precisa se afastar de seus pets durante a gravidez. No entanto, é melhor você não limpar os banheiros dos gatos.

O perigo da toxoplasmose

O cocô do gato pode carregar um parasita que causa infecção chamada toxoplasmose. Alguns pássaros e outros animais, bem como comida crua ou mal cozida também podem levar o parasita.

A toxoplasmose não é uma doença grave, mas se pega durante o início da gravidez, pode provocar aborto do feto. Felizmente, as chances de se contrair toxoplasmose durante a gravidez são baixas. Se você já teve antes, não pegará novamente. E mais, se você convive com gatos há tempo, existe a possibilidade de você já ter contraído e criado imunidade à doença.

Grávida com gatinho british shorthair
Grávida com gatinho british shorthair

Estou grávida e tenho gatos em casa!

Se você está grávida e tem um gato, apenas peça para que outra pessoa cuide do banheiro dele e faça essa limpeza diariamente por você. Agora, claro, se você simplesmente não tem com quem contar para essa tarefa, proteja-se com luvas ao lidar com a sujeira e assim que terminar o trabalho, lave bem suas mãos já na sequência.

Tendo essas precauções, é provável que já seja suficiente para você se manter afastada da doença, mesmo se há um gato infectado em casa. De qualquer forma, se você ficar muito preocupada, leve o felino ao vet para realizar um teste e tratá-lo em caso de infecção.

Grávida lendo com gatinho no colo
Você não precisa deixar de curtir os momentos gostosos com seu gato e seu bebê 🙂

O que fazer com meus bichanos?

Outra saída é, se identificado o gato com toxoplasmose, você deixá-lo em um gatil por seis semanas até que ele não seja mais infeccioso.

Durante a gravidez, não são feitos testes que identifiquem a toxoplasmose. Então se estiver preocupada com a possibilidade de ter sido exposta ao parasita, converse com seu obstetra e faça um exame. Assim, você terá a resposta se está imune ou não à doença.

[ Veja também: Bebedouro vs Tigelas para gatos. Qual é o melhor? ]

Não é só a toxoplasmose!

Salmonela e E. coli são outras doenças que gestantes podem pegar pelo contato com animais domésticos, como cães e gatos. A salmonela é um tipo de bactéria que provoca infecções, muitas vezes seríssimas. É raro que faça mal direto ao bebê, mas seus sintomas – febre alta, vômitos, diarreia e desidratação – podem provocar um parto prematuro ou até aborto espontâneo.

Animais vacinados e bem tratados raramente apresentarão risco à família. É importante ficar atenta também à higiene de um modo geral.

Considere, por exemplo, que as pessoas que circular em sua casa podem pisar em cocô na rua e levar para casa. Assim sendo, procure manter sua casa sempre bem limpa e arejada.

E dessa forma, estando grávida, você não precisa se afastar de seus gatos 😉


Você está grávida? Alguma preocupação extra passa por sua cabeça? Ou você já passou por essa fase? Como foi pra você?

Conte-nos sobre sua experiência nos comentários abaixo!

Fonte:
BabyCenter.co.uk

Você pode gostar também!

2 Comentarios

  • Reply
    Onicotomia: não faça isso com seu gato! - Petite Sofie Blog
    28 de junho de 2019 at 2:56 PM

    […] Veja também: É verdade que mulher grávida precisa se afastar de gatos? […]

  • Reply
    6 Dicas de como introduzir um novo gato em casa - Petite Sofie Blog
    10 de junho de 2019 at 9:29 PM

    […] Veja também: É verdade que grávidas precisam se afastar dos gatos? […]

  • Deixe um comentario

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.