Não. Você não precisa se afastar de seus pets durante a gravidez. No entanto, é melhor você não limpar os banheiros dos gatos.
O perigo da toxoplasmose
O cocô do gato pode carregar um parasita que causa infecção chamada toxoplasmose. Alguns pássaros e outros animais, bem como comida crua ou mal cozida também podem levar o parasita.
A toxoplasmose não é uma doença grave, mas se pega durante o início da gravidez, pode provocar aborto do feto. Felizmente, as chances de se contrair toxoplasmose durante a gravidez são baixas. Se você já teve antes, não pegará novamente. E mais, se você convive com gatos há tempo, existe a possibilidade de você já ter contraído e criado imunidade à doença.

Estou grávida e tenho gatos em casa!
Se você está grávida e tem um gato, apenas peça para que outra pessoa cuide do banheiro dele e faça essa limpeza diariamente por você. Agora, claro, se você simplesmente não tem com quem contar para essa tarefa, proteja-se com luvas ao lidar com a sujeira e assim que terminar o trabalho, lave bem suas mãos já na sequência.
Tendo essas precauções, é provável que já seja suficiente para você se manter afastada da doença, mesmo se há um gato infectado em casa. De qualquer forma, se você ficar muito preocupada, leve o felino ao vet para realizar um teste e tratá-lo em caso de infecção.

O que fazer com meus bichanos?
Outra saída é, se identificado o gato com toxoplasmose, você deixá-lo em um gatil por seis semanas até que ele não seja mais infeccioso.
Durante a gravidez, não são feitos testes que identifiquem a toxoplasmose. Então se estiver preocupada com a possibilidade de ter sido exposta ao parasita, converse com seu obstetra e faça um exame. Assim, você terá a resposta se está imune ou não à doença.
[ Veja também: Bebedouro vs Tigelas para gatos. Qual é o melhor? ]
Não é só a toxoplasmose!
Salmonela e E. coli são outras doenças que gestantes podem pegar pelo contato com animais domésticos, como cães e gatos. A salmonela é um tipo de bactéria que provoca infecções, muitas vezes seríssimas. É raro que faça mal direto ao bebê, mas seus sintomas – febre alta, vômitos, diarreia e desidratação – podem provocar um parto prematuro ou até aborto espontâneo.
Animais vacinados e bem tratados raramente apresentarão risco à família. É importante ficar atenta também à higiene de um modo geral.
Considere, por exemplo, que as pessoas que circular em sua casa podem pisar em cocô na rua e levar para casa. Assim sendo, procure manter sua casa sempre bem limpa e arejada.
E dessa forma, estando grávida, você não precisa se afastar de seus gatos 😉
Você está grávida? Alguma preocupação extra passa por sua cabeça? Ou você já passou por essa fase? Como foi pra você?
Conte-nos sobre sua experiência nos comentários abaixo!
Fonte:
BabyCenter.co.uk
2 Comentarios
Onicotomia: não faça isso com seu gato! - Petite Sofie Blog
28 de junho de 2019 at 2:56 PM[…] Veja também: É verdade que mulher grávida precisa se afastar de gatos? […]
6 Dicas de como introduzir um novo gato em casa - Petite Sofie Blog
10 de junho de 2019 at 9:29 PM[…] Veja também: É verdade que grávidas precisam se afastar dos gatos? […]