Alimentação Gatos Saúde

Bebedouro automático vs Tigelas para gatos: qual é o melhor?

Antes, vamos resumir o que vamos tratar nesse post.
Pontualmente:

  • Prós e contras de usar tigela para água com o gato
  • Prós e contras de um bebedouro automático para seu gato

Dessa maneira, nossa intenção é que você fique completamente esclarecida(o) para tomar a decisão de comprar essa ou aquela fonte, essa ou aquela tigela. 😉

Você prefere utilizar tigela para dar água ao seu gato?

Não deixe que o preço nuble sua decisão. Há mais o que considerar! Veja:

Por causa da importância e da função dos bigodes nos gatos, o mercado busca soluções especiais aos felinos. Você fica de saco cheio sempre que tem que limpar os potinhos dos gatos? Quer evitar que seu gatinho sofra com os rins? A ingestão de água é fundamental para todos os seres vivos, mas como pets, os gatinhos precisam de atenção especial quanto a isso.

Eis nosso comparativo:
Bebedouro Automático VS Tigela para a água do seu gato

Comparativo entre TIGELA e BEBEDOURO AUTOMÁTICO para gatos 
TIGELAS
● Conforto para o gato
● Conforto para você
● Risco à saúde do pet
● Fragilidade
● Custo
● Durabilidade
BEBEDOURO AUTOMÁTICO
● Conforto para o gato
● Conforto para você
● Risco à saúde do pet
● Fragilidade
● Custo
● Durabilidade
Água corrente sempre terá a preferência do seu felino 😉

O que consideramos para as notas acima:

Conforto para o gato

Dependendo da “boca” da tigela, beber água para o gato pode ser desconfortável. Já a altura do bebedouro automático é confortável para o pet. Em geral, entre uma tigela com água e um bebedouro automático, esteja certo que o gato vá preferir a água corrente de uma fonte automática.
[ PONTO PARA O BEBEDOURO AUTOMÁTICO ]

Conforto para você

O que julgamos ser o conforto aqui, é o fato de você precisar limpar. O ponto positivo da tigela é que ela é muito mais fácil e prática para higienizar. Então a rapidez conta como ponto positivo à tigela. No entanto, o bebedouro automático requer limpeza muito menos frequente. Mesmo exigindo mais esforço quando a limpeza é feita, o fato de não precisar fazê-la todo dia é ponto positivo.
[ PONTO PARA O BEBEDOURO AUTOMÁTICO ]

Risco à saúde do pet

Onde está o risco para saúde do pet? No material e no cuidado com a limpeza. Tigelas de plástico são as piores escolhas. Ao longo do tempo, realizando a limpeza frequente do plástico, a criação inevitável de ranhuras faz com que, somando-se à água parada, possa-se criar bactérias e/ou fungos que prejudiquem à saúde do animal. O bebedouro automático, mesmo com estrutura plástica, tem a vantagem da água corrente e do filtro. A oferta de água é sempre fresca e filtrada, excelente à saúde de seus gatos.
[ PONTO PARA O BEBEDOURO AUTOMÁTICO ]

Fragilidade

Tigelas são feitas de diferentes materiais. Em média, no entanto, o uso delas para água com seu gato tem boa resistência. Alguns felinos tem o interesse de botar a patinha na água (seu gato faz isso?) para entender “onde está a água”, já que parada, ele não a vê! Nessa hora, dependendo do gato, acidentes com as tigelas acontecem. O mesmo efeito pode se dar também com o bebedouro automático, mas por ser bem mais pesado, costuma não ceder. Já o maior risco da fonte de água é ela ser ligada na tomada SEM ÁGUA. Por isso nem mesmo a fonte é 5 estrelas. 🙂
[ PONTO PARA O BEBEDOURO AUTOMÁTICO ]

oops, a curiosidade molhou o gato

Custo

Comprar uma tigela para seu gato vai ser sempre mais barato. Desconsiderando a relação custo/benefício, um bebedouro automático para seu gato sairá sempre mais caro que uma tigela. Por isso…
[ PONTO PARA A TIGELA ]

Durabilidade

Como quase tudo, quanto mais você cuida, mais dura. Nessa hora consideramos ponto para a tigela por ser mais simples (leia-se sem qualquer tecnologia). Se supormos o mesmo cuidado entre tigela e bebedouro automático, é natural que a fonte dure menos por apresentar mais pontos de atrito (encaixes) e usar tecnologia (bombinha). Ainda assim, se cuidada com frequência, atenção e carinho, tanto tigelas quanto fontes automáticas podem durar por anos!
[ PONTO PARA A TIGELA ]

Encontre Tigelas e também Bebedouros Automáticos na Petite Sofie.
Clique aqui e compre com conveniência e segurança

O comparativo acima é baseado em experiência própria, de amigos e clientes mais próximos. Esperamos poder ajudar você com qualquer dúvida que tinha até chegar aqui.

Mas peraí.. você concorda com os pontos levantados? Discorda?Adoraríamos ouvir a sua opinião!

Facebook da Petite Sofie / Instagram da Petite Sofie


Aproveite e também confira nosso belíssimo comparativo entre comedouros para ajudar você a escolher o do seu pet. Clique aqui!

Você pode gostar também!

4 Comentarios

  • Reply
    É verdade que mulher grávida precisa se afastar dos gatos? - Petite Sofie Blog
    18 de junho de 2019 at 11:07 AM

    […] [ Veja também: Bebedouro vs Tigelas para gatos. Qual é o melhor? ] […]

  • Reply
    A real importância de um bebedouro automático para gatos - Petite Sofie Blog
    26 de abril de 2019 at 10:43 AM

    […] Veja também nosso comparativo: Bebedouro Automático vs Tigela de água para Gato. O que é melhor? […]

    • Reply
      Juliana Barbosa Russini
      29 de maio de 2019 at 6:19 PM

      Olá aqui em casa uso tigela em aço inox para os bichos (7 gatas, 8 cães). Já tinha usado de outros materiais que não deram muito certo, a plástico uma das cadelas é alérgica, cerâmica quebra com facilidade e alumínio solta uma substância que corroi a tigela e imagino que faça mal. O que notei que as gatas gostaram de verdade é de tomar água na tigela da labradora que é elevada.
      Cheguei a testar uma fonte caseira para elas, mas notei que a água fica mais quente por causa da bombinha de aquário. E elas preferiam ainda a tigela da labradora. O modelo que tentei fazer não achei que ficou legal, ainda não fiz o teste, mas gostaria de comprar ou fazer uma fonte para as gatas um pouco diferente o que acho que elas iriam gostar mais como algo em aço inox, grande o suficiente para não alterar a temperatura da água e que fosse alto. Acho que dai sim ficaria legal.
      Mas meu maior problema com equipamentos para as gatas atualmente são os comedouros, aqui a alimentação delas atualmente é uma bagunça porque uma está muito obesa, outra também acima do peso, mas menos que a outra, 3 com peso adequado, uma muito magra e uma filhote em crescimento.
      Por causa da obesa tive que não deixar mais a ração disponível o tempo todo e mudar para refeições. A filhote eu tenho separado ela na hora das refeições e feito mais refeições por dia, a magrela não gosta de comer em pote em 3 semanas de regime por eu ter passado a ração para cima da minha cama solta para ela, até engordou um pouquinho. Mas mesmo com as outras percebo que não gostam muito do tipo de pote, mas ainda não consegui achar um comedouro que preencha todos os requisitos que imagino que vá ser adequado a elas, vi até um legal em relação a altura, formato etc, mas além de caro e de só ter achado na internet imagino que deve ser leve e virar com facilidade.
      Estou pensando em comprar um pote de melanina (aquele material que é feito prato de bebês). Você saberia me dizer como se determina o tamanho ideal de um comedouro de gato? Sei que não gostam que encostem o bigode na lateral.. Mas tem pouco material sobre como deve ser um comedouro correto para gatos, mesmo na internet achei pouca coisa.

      • Reply
        Petite Sofie
        30 de maio de 2019 at 5:26 PM

        Oi Juliana! Primeiro, muito obrigado por seu comentário. Uau, que família linda e heterogênea você tem!! Hehehe Deve ser complicado mesmo lidar com essa turma cheia de condições e desejos diferentes. Cara, você é um exemplo de dedicação e também de organização. Parabéns!

        Quanto ao que você falou gostaria de posicionar as seguintes observações:
        1 Achei curiosa a sua observação sobre a água esquentar. Não sei de que fonte você se refere, mas a que oferecemos (e também particularmente utilizo com meus três gatos), a água não esquenta. Antes utilizava tigelas em porcelana (espetaculares), mas um desses três insistia em virar a tigela. Então as troquei pela Fonte Automática Petlon. Além de ter resolvido esse problema, o consumo de água entre eles aumentou. Eu tenho que renovar (reabastecer) a fonte duas vezes ao dia!
        2 As tigelas em INOX são melhores que as de Melamina tá? Mas aí um ponto importante: deve ser AÇO INOXIDÁVEL mesmo. Se INOX, elas não vão deixar sedimentos, tá? Talvez a que você encontrou não deva ser inoxidável, verifique isso!
        3 Nós trabalhamos com esses comedouros triplos que são elevados. Acredito que sejam solução para tantos pets se alimentarem e terem água disponível também, Juliana. Nós estamos sempre atrás de novidades e soluções de verdade para os gatos. A marca AFP tem uma tigela que é mundialmente reconhecida que é essa aqui. A Kitty Love. Ela é pequena, ideal para um gatinho e tem a boca mais larga. A tigela é rasa para que justamente os bigodes não incomodem na hora da alimentação/hidratação e é em Melamina.

        Apenas fico pensando que para 7 bichanos, seja um pouco complicado gerenciar tantas tigelas separadas. Minha indicação pra você resolver para seus gatos, seria aquela elevada tripla em Inox. Você pode confiar na qualidade e na durabilidade das tigelas em inox viu!? 😉

        Juliana, mais uma vez obrigado pela sua participação. Desejo a vocês tudo de bom. E nós estamos sempre à disposição para servir com Qualidade & Amor.
        Conte conosco aqui,

        Petite Sofie

  • Deixe um comentario

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.