Adestramento Psicologia

6 Comandos rápidos e 5 livros para adestrar seu cachorro

Sabe, talvez seu cachorro não precise de um treinador profissional. Por outro lado, é importantíssimo que o cachorro tenha boa educação. Acompanhe aqui como você mesmo pode adestrar seu cachorro.

Comando para adestrar cachorro

Em geral, os cães não apresentam problemas graves de comportamento – principalmente agressividade – que aí sim o trabalho de um profissional de treinamento é importante. Já cães muito agitados também podem oferecer dificuldades para treinar. Nesses casos um adestrador profissional pode ser de grande valia também.

Se você julga que tem paciência e disposição para treinar você mesmo o seu cachorro, pegue essas dicas do mínimo necessário para você o adestrar economizando. Comandos simples e primordiais para uma vida em harmonia com seu cão:

  • SENTA
    Comando importante para manter o cachorro calmo ao receber visitas. A prática deve ser sempre que abrir a porta e sempre que o cachorro quiser alguma coisa, como brincar ou comer;Como treinar:

    • Segure um petisco bem perto do nariz do cachorro;
    • Levante sua mão, fazendo com que a cabeça do cachorro acompanhe o petisco fazendo sentar;
    • Uma vez que ele estiver na posição sentado, diga “senta” e o dê o petisco. Faça carinho para ele entender que acertou.
      Repita essa sequência por alguns minutos todo dia até que seu cachorro aprenda. Então peça para seu cachorro sentar antes da hora de comer, quando vocês estiverem saindo para caminhar e durante outras situações em que você deseja que ele fique calmo e sentado.
  • DEITA
    Semelhante ao comando de sentar, o “deita” é indicado a situações como em um bar ou em reuniões com a família. A prática deve ser sempre no intervalo do jornal à noite. Você pode definir para que ele fique deitado durante o intervalo comercial do programa. Conforme progride, você pode procurar que o comando dure durante todo o programa.Como treinar:

    • Encontre um petisco particularmente apreciado pelo cachorro. Tem que ser um que ele goste muito!;
    • Segure o petisco com sua mão totalmente fechada;
    • Esfregue a mão fechada com o petisco no chão, em frente ao cachorro. Ele vai seguir sua mão com o focinho, então encoraje-o a deitar a barriga;
    • Uma vez que ele estiver na posição deitada, diga “deita” então dê o petisco e faça carinho.
      Repita essa sequência todos os dias. Se o cachorro tentar sentar ou avançar até sua mão, diga “não” e afaste a mão com o petisco. Não pressione o cachorro a ficar na posição, apenas encoraje-o a ficar deitado na posição correta. Sempre mostre que você aprecia quando ele acerta, dando carinho.
  • FICA
    Sabe aquelas situações que você precisa abrir a porta de casa (ou carro) e o cachorro deseja sair correndo? Esse é o comando para você ter controle sobre essas situações. A prática deve ser sempre que abrir a porta da rua. Você pode mesclar entre os comandos “senta” e “fica”. Esse comando pode ser muito bem aproveitado quando você deseja fazer fotos com seu modelinho :)Como treinar:

    • Primeiro, use o comando “senta”;
    • Então, com sua mão espalmada na frente dele, diga “fica”;
    • Dê alguns passos para trás e aguarde por alguns segundos. Premie seu cachorro com um petisco e muito carinho se ele ficar;
    • Gradualmente vá aumentando o número de passos que você dá para se distanciar dele antes de dar o petisco;
    • Sempre dê carinho e um petisco se seu cachorro ficar. Mesmo que por alguns poucos segundos.
      Esse é um exercício de autocontrole para seu cachorro, então não estresse e pressione se levar algum tempo para ele dominar o comando. É mais difícil para filhotes e cães que tem muita energia, já que eles querem mesmo é se mexer e não ficar parado.

Como adestrar seu cachorro

  • LARGA
    Comando importante para evitar intervenção mais bruta quando o cachorro pega algo que não devia. A prática deve acontecer com os brinquedos do cão. Seja ao jogar bolinha ou para terminar a brincadeira de cabo-de-guerra. Se seu cachorro apresentar muita agressividade e tentar lhe morder, busque um profissional.Como treinar:

    • Coloque um petisco em cada mão;
    • Mostre ao cachorro uma das mãos, fechadas com o petisco, e diga “larga”;
    • Deixe-o lamber, cheirar, mexer com a pata e até latir para pegar o petisco. Você precisa ignorar;
    • Assim que ele parar de tentar, dê a ele o petisco que está com sua outra mão;
    • Repita essa operação até que seu cachorro desista da “primeira mão” com o petisco quando você disser “larga”;
    • Na sequência, somente dê ao cachorro o petisco após ele desistir da mão com o petisco, se afastar e olhar pra você
      Uma vez que seu cachorro se afasta consistentemente da mão com o petisco e fazer contato visual quando você diz o comando, ele está pronto para avançar para nova fase.Para isso, use dois petiscos diferentes: um “normal” e outro particularmente preferido pelo cachorro (especial).
    • Diga “larga”, coloque o petisco normal no chão e cubra com sua mão;
    • Espere até seu cachorro ignorar o petisco e olhar para você. Então recolha o petisco normal do chão e dê o petisco especial junto com muito carinho imediatamente.
    • Assim que ele pegar, coloque o petisco normal no chão… mas não completamente coberto pela sua mão. Em vez disso, segure o petisco com a mão um pouco acima. Com o avanço do treinamento, mova gradualmente sua mão cada vez mais longe do petisco, até mais ou menos 15cm de altura.
    • Agora você já pode tentar a praticar de pé. Siga os mesmos passos descritos acima, mas se o cachorro tentar pegar o petisco normal no chão, cubra com seu pé.
      Não acelere todo esse processo. Lembre-se, você está exigindo bastante de seu cachorro. Se avançar no processo não está surtindo efeitos, você percebe que seu cachorro ainda não está entendendo, volte alguns passos e reinicie a fase anterior até que você perceba que pode avançar.
  • NÃO
    O comando é simples: pare de fazer o que está fazendo já! Esse é um comando que você certamente terá inúmeras oportunidades de realizar. Não esqueça de premiar o cachorro sempre que obedece, como carinho e petiscos.
  • ATRAVESSA
    Esse é um comando mais raro, mas não menos importante. Apenas permita que seu cachorro atravesse a rua, mesmo estando sob coleira e guia com você, depois de dar o comando “atravessa”. A prática deve acontecer em todo e qualquer passeio. Quando possível atravessar a rua, dê o comando e ao final a recompensa: carinho e/ou petiscos. Com paciência e bastante treino, se um dia você passar por um susto de arrebentar a guia ou seu cachorro fugir, a tendência é que ele não atravesse a rua inadvertidamente.

Nós já pontuamos antes, mas nunca é demais. Para garantir sucesso nos objetivos, é importante ter disciplina, constância e paciência, além de equipamentos adequados. Para ter total atenção e dedicação do seu cachorro, faça sempre sessões de treinamento curtas. Duas sessões de 15 minutos TODOS OS DIAS, é suficiente. E, convenhamos, nem é tanto tempo assim, né? 🙂

Quer se aprofundar no assunto? Pegue essas 5 dicas de livros:

  1. Manual do Cachorro
    Você gostaria de entender melhor o seu cachorro e resolver todos aqueles probleminhas chatos de comportamento? Neste livro você irá aprender a resolver os problemas comportamentais mais comuns em cães filhotes ou adultos. Cada capítulo descreve as causas e soluções de vários problemas comportamentais
  2. Tudo sobre truques e adestramento de cães
    Com esse manual extremamente fácil de usar você conseguirá ensinar a seu cachorro diversos tipos de comandos, os truques mais atraentes e tudo o que for necessário para isso. Utilize petiscos, brinquedos e um clicker para treinar seu cachorro. Ensine truques adequados à raça de seu cachorro. Trate os problemas comportamentais de seu cachorro pela raiz. Solucione problemas comuns, como fazer as necessidades no lugar errado e latir excessivamente. Lide com os cães que exigem cuidados especiais, como os medrosos ou os agressivos.
  3. Cachorro – Manual do Proprietário
    Escrito em linguagem fácil e acessível, “Cachorro – Manual do Proprietário” é um livro fundamental para quem deseja adquirir um exemplar da raça canina ou até para quem já tem um e deseja passar bons momentos ao lado dele. Amplo e abrangente, ideal para consultas, trata-se do mais completo guia para donos de cães, que mostra de maneira organizada que curtir seu animal pode sair mais barato e divertido do que você pensa.
  4. Manual do Filhote
    Este livro possui dicas e informações para que cão e dono vivam em harmonia e em ambiente saudável. A obra traz informações ilustradas com quadros e fotos, além de fichas de controle de exames, vacinas etc. Também mostra como lidar com o filhote nos primeiros dias, como fazer a socialização, resolver problemas de comportamento, escolher a ração adequada e dar início ao adestramento básico.
  5. Adestramento Inteligente
    Ter um cachorro em casa é uma alegria – afinal, ele é nosso melhor amigo, nosso companheiro, alguém que nos ama incondicionalmente. Mas o que fazer quando esse nosso amigo desenvolve sérios problemas de comportamento? Ninguém quer ter em casa um cachorro que late a noite a toda ou que rói todos os móveis, certo? Foi pensando em resolver problemas cotidianos dos donos de cães que Alexandre Rossi, o Dr. Pet, escreveu este livro. Sua técnica do adestramento inteligente, baseada no reforço positivo, permite que os cães e outros animais aprendam por meio de estímulos e recompensas, valorizando, assim, as atitudes corretas.

Quer mais dicas para adestrar seu cachorro?
Veja nosso guia completo aqui.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply