Comportamento Sem categoria

A importância das brincadeiras para o cachorro

Tão importante quanto se organizar com os custos financeiros que um novo pet em casa traz, é também importante pensar no espaço disponível para as brincadeiras. Brincadeiras para o cachorro e movimento com ele são fundamentais.

Algumas raças de cachorro são mais apropriadas para viver em apartamento, já outras parecem que nasceram para uma casa grande. Tudo depende do porte do animal e da energia que ele tem pra gastar. Além do cantinho para o bichinho descansar, se alimentar e fazer as necessidades, as brincadeiras para o cachorro são fundamentais para a manutenção de sua saúde física e mental.

As brincadeiras para o cachorro são importantes para manter a saúde física e mental

Mesmo quando não se tem muito espaço em casa é possível dar um jeito pro cachorro se mexer. Além de estresse, causado pela inatividade, a prática de brincadeiras previne também a obesidade, mais comum em raças como o Pug. Veja agora algumas dicas simples pra você fazer como brincadeiras para seu cachorro.

A importância de brincar com o cachorro

Brincar de esconde-esconde de brinquedos

Cães são naturalmente curiosos e inteligentes. Para provocar essas características, esconda os brinquedos e deixe que encontre. Colocar o olfato à prova vai ser ótimo para seu cachorro e a interação entre vocês faz muito bem para a saúde mental do cão também.

Você pode até para fazer brinquedos em casa , reciclando alguns objetos inutilizados como a garrafa PET ou meias velhas rasgadas. Sem dúvida, o animal vai gostar tanto desse quanto dos que você comprar pra ele.

Frisbee

Jogar o frisbee para o cachorro é uma das brincadeiras mais legais para o cachorro. Mas cuidado com o espaço, para não quebrar nada ou até mesmo machucar alguém que esteja passando. O ideal é praticar em um corredor sem móveis ou coisas quebráveis. Muito cuidado ao arremessar o disco para que não atinja lustres ou janelas! 🙂

Mighty Wheel Frisbee AFP

Esse é o Frisbee para cães de mordida forte da AFP

Jogar a bolinha, a conhecida brincadeira de “Fetch”

Apesar de tradicional, essa atividade continua sendo uma das preferidas dos pets. Eles correm e capturar o objeto, hábitos que adoram. O mesmo com as brincadeiras de Fetch. O fetch nada mais é que lançar uma bolinha para o cachorro buscar. Na Petite Sofie você encontra os dois melhores brinquedos da AFP para esse fim. O Hyper Fetch AFP lança a bolinha automaticamente. Você ajusta o brinquedo para lançar a bolinha em 3m, 6m ou até mesmo 9m de distância.

Quando brincando com o tutor, o cachorro gosta de trazer a bolinha de volta, mas não a solta da boca. A indicação é que você, por meio de ordem e retribuição (petisco) o ensine a soltar a bolinha. Evite puxar a bolinha com força da boca dele para não machucar o animal.

Cabo de guerra

Essa é uma das brincadeiras para o cachorro que mais precisa de atenção. Se não for praticada de maneira segura, pode machucar o pet. A dica aqui é para que você não faça muita força para puxar e deixe o cachorro ganhar a “competição” de vez em quando.

Sem cuidado, há possibilidade de machucar a arcada dentária do cãozinho ou até mesmo arrancar-lhe um dente. Especialistas não indicam a atividade por provocar o lado agressivo do animal – o que é ainda menos recomendado a cães já com instinto de defesa de território.

Brinquedos mastigáveis

Quando ainda muito pequenos, os cachorrinhos adoram morder tudo que encontram pela frente, seja chinelo, sapato, móveis ou até mesmo nossas mãos. Para auxiliar nessa distração e também a coçar a gengiva com os novos dentinhos surgindo, é interessante dar bolinhas ou qualquer brinquedo de borracha ou pelúcia – dependendo do porte do animal. Isso vai aliviar o incômodo e fará com que o cachorro não mastigue objetos indesejados pela casa afora.

Pernil AFP para cachorros

Os brinquedos AFP são os de maior qualidade do mercado. A resistência e os materiais anti-alérgicos permitem que a brincadeira dure muito tempo!

Brinquedos com petiscos

Na Petite Sofie você encontra brinquedos que soltam petiscos conforme o cachorro se diverte. A brincadeira fica interessante porque o cachorro é sempre premiado com os petiscos. A interação permanece atrativa por muito tempo.  Basta preencher o objeto com guloseimas (saudáveis e próprias para animais) e deixá-lo brincando. Essa é uma ótima alternativa para quem mora em apartamento pequeno e não tem muito espaço para o pet.

Essa é a função do Brinquedo Fetch’n Treat. Ele não lança a bolinha a grandes distâncias, mas é brinquedo interativo com o cachorro. Toda vez que o cachorro acerta o local da bolinha, o brinquedo o premia com petiscos lançados automaticamente.

Esconde-esconde

Esconder-se do cachorro pode ser uma ótima forma de desenvolver a curiosidade dele. Há poucas semanas uma brincadeira ficou muito famosa após a reação hilária de um cachorro ao perceber que seu dono “some” por trás de uma “cortina”. Veja algumas compilações da “mágica do desaparecimento” no video abaixo.

Fique atrás de algum móvel ou em um local da casa onde ele não te enxergue. Pelo faro ele provavelmente encontra o dono em questão de minutos. Considere dar um petisco ao cão por ter te achado, essa premiação deixa a brincadeira interessante para o cão.

Fingir desmaio também gera reações impressionantes no animal. Deite no chão e fique imóvel, de olhos fechados por alguns minutos. O pet fica desesperado em alguns casos e tenta “salvar” o tutor de qualquer jeito, lambendo-o para tentar acordá-lo.

Convide um amiguinho

Alguns cães se dão bem com outros e se tornam parceiros na hora da brincadeira. Por isso, é divertido para o pet ter um outro por perto para lhe fazer companhia e dividir momentos de diversão. Dias de chuva são propícios para isso, já que o pet não pode brincar ao ar livre.

Cavando dentro de casa

Cavar o jardim, o sofá, a porta e qualquer outra coisa é um instinto natural dos cachorros. Você já deve ter visto seu cãozinho se mexer na coberta de forma a querer cavá-la, como se fosse desbravar a própria caminha. Por isso – e principalmente nos casos de quem mora em apartamento – indicamos deixar um cantinho da casa para isso. Coloque o cobertorzinho do pet e vários brinquedos dele em um mesmo lugar para ele cavar e se divertir à vontade.

Cachorro em sua caminha gostosa com mantinha Woof Classic

A importância das brincadeiras para o cachorro

Além de reforçar os laços entre tutor e pet, as brincadeiras para o cachorro ajudam a manter o animal mais feliz e ativo , mesmo que ele permanece a maior parte do tempo em um espaço pequeno. Justamente no caso de passear pouco na rua e ter menos espaço em casa, é fundamental incentivá-lo com exercícios e brincadeiras divertidas. É uma forma também de o tutor demonstrar o amor que sente pelo pet, dando atenção ao animal. Ele vai perceber isso e se sentir muito mais amado.

Uma forma boa de garantir a segurança durante essas brincadeiras para cachorro é colocar um tapete anderente no corredor onde ele irá correr ou mesmo um carpete já é suficiente para ele não escorregar e se machucar. Se possível, afaste um pouco os móveis para o peludo ganhar espaço na hora de se movimentar.

O que achou dessas dicas? Elas serviram pra você?

 

Fonte: Canal do Pet – iG

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply