Como treinar seu cão utilizando sinais manuais

11:56 0 Comments

Muitos adestradores e donos de cães promovem seus treinos utilizando simples sinais manuais. Às vezes, é possível utilizá-los sem comandos de voz.

Mas o que são os sinais manuais?

É simplesmente utilizar a linguagem de sinais com as mãos para sinalizar seu cachorro a fazer o que você desejar como sentar, deitar etc. Existem sinais padrão reconhecidos pela maioria dos treinadores, mas você pode também criar os seus próprios.
Como treinar seu cão utilizando sinais com as mãos
Uma boa relação com seu cãozinho começa com um bom adestramento.

Por que utilizar sinais manuais?

Existem algumas razões para você escolher usar sinais com as mãos para o seu cãozinho, como por exemplo:
  •  Cães são excelentes em fazer leitura corporal.
    Na realidade, acham até mesmo mais fácil identificar o que as pessoas dizem com seus corpos do que com a linguagem falada.
  • Alternativa para cães surdos ou com grande dificuldade de audição.
    Usar sinais com as mãos permite aos donos de cães surdos, treina-los normalmente como qualquer outro cão.
  • Excelente para eventos de obediência ou competições.
    Em diversos casos, a linguagem por sinais manuais são mais fáceis de usar ou necessárias quando você está envolvido em esportes competitivos.
  • E por fim: é divertido!
    Se você gosta de adestrar seu cão, esta é mais uma alternativa para acrescentar no seu repertório de habilidades. E vai impressionar muito as pessoas que virem a obediência de seu filhote.

Como treinar os cães usando sinais com as mãos

Adestrar seu cãozinho com gestos manuais é tão fácil quanto com ordens vocais. Veja as etapas que podem ajudar você no treinamento:
  1. Tenha total atenção do seu cachorro. Ele deve ver o sinal, claro, então certifique-se que ele está olhando para você.
  2. Aplique o sinal. Por exemplo, se você está querendo que seu cão sente, use a palma da mão para baixo e faça o movimento apontando ao chão.
  3. Siga os passos para treinar o cachorro de forma consistente. Utilize a mão oposta, a que vai utilizar o sinal, para colocar um petisco sobre sua cabeça.

Resolvendo problemas

Existem alguns erros comuns que as pessoas fazem ao treinar um cão com as mãos. Veja algumas dicas de como evitá-los:

  1. Treinar movimento com a mão deve ser separado do adestramento verbal. Você pode confundir o cachorro se trocar repentinamente de sinais com as mãos para comandos verbais durante a mesma sessão. Atenha-se a um ou outro até que o cão seja capaz de fazer as duas coisas sem hesitar.
  2. Use sempre o sinal com a mão primeiro. Às vezes os cães aprendem comandos verbais antes de sinais com as mãos. Se você percebe que esse é o caso de seu filhote, certifique-se de sempre dar o sinal com a mão primeiro. Depois então dê o comando verbal e pratique várias vezes até seu cãozinho aprender a executar os comandos apenas com o sinal das mãos.
  3. Se você der o comando verbal antes do sinal com a mão, vai ficar difícil para seu cachorro fazer a conexão de um com o outro e dificilmente ele vá fazer o que você quiser.
Deseja mais dicas sobre como adestrar seu cão? Tem mais aqui! Veja esse post com 06 etapas para você adestrá-lo.

Como treinar seu cão utilizando sinais manuais



Como treinar seu cão utilizando sinais manuais