Comportamento Gatos

5 Dicas de como melhorar o comportamento de seu gato

Contrário à crença popular, gatos são treináveis sim! Você pode ensinar comportamentos úteis e também truques.

Existem – claro – diferenças entre treinar um gato e um cão. Gatos não são tão suscetíveis por motivações como os cães são. Devido à sua independência natural, os gatos também são menos propícios a colaborar em parceria com os humanos. Mas com métodos adequados, e um pouco de criatividade da sua parte, seu gato poderá surpreendê-lo com as coisas que pode aprender.

Diferente do que a maioria das pessoas pensam, gatos podem ser treinados!

Lembre-se: da mesma forma que acontece com os cães, gatos só responderão a treinamentos com reforço positivo. Nunca sob punições.


Os gatos vão mudar de comportamento sob recompensa positiva. Punição e dominação além de não serem métodos saudáveis, não são nada efetivos. A punição gera estresse, e o estresse é uma das causas mais comuns de problemas de comportamento em gatos, como evacuação fora da caixa de areia ou higiene compulsiva.

1. O melhor reforço que você pode usar são petiscos – mas não qualquer petisco

5 dicas de como treinar seu gatoJane Harrell, colaboradora do site Petfinder e produtora de gatos há muitos anos afirma: “Eles não vão obedecer por qualquer petisco. Eles vão preferir sempre petiscos moles, pegajosos e até fedidos.” E Jane está certa. Muitos gatos precisam de algo especial para motivá-los. Isso significa que você vai ter que identificar antes o que seu gatinho mais adora. Então usar como “isca motivadora”.

Quer uma dica? Frangos em cubinhos, peru, atum com baixo teor de sal, comida para bebê e petiscos comerciais e específicos para gatos devem funcionar, mas é importante você identificar o que o seu gato ama.

5 dicas de como treinar seu gato2. Acostume seu gato a receber recompensa quando atender com comportamento positivo

Comece com um simples ensinamento para mostrar ao felino que “coisas boas acontecem” durante as sessões de treinamento. Ele não vai se esquecer.

3. A hora da prática

Pratique, pratique e pratique… mas não muito! Repetir o processo várias vezes fará com que seu gatinho aprenda. Ele vai entender por quê está sendo recompensado.

Você não vai querer esgotar seu gato ou chegar ao ponto de incomodá-lo. Mas você precisa entender que o felino tem que associar a relação entre o comportamento que você deseja e a recompensa, bem como o comando relacionado a esse comportamento.

Carinho demais não faz mal não! 😉

4. Use um “clicker” para reforçar o timing

É muito importante para o gato ser recompensado assim que ele executa a ação desejada. Mas para muita gente deve ser difícil entender o momento certo de dar as recompensas, os petiscos. Um “clicker” pode ajudar com esse timing. O felino vai começar a associar o som do clicker com que algo que ele acabou de fazer foi positivo.

O Clicker é excelente apoio para o ensinamento do seu gato

Para ensinar seu gatinho a “entender” o clicker, sempre dê o petisco logo após o click. Sem requisitar qualquer ação. Depois de algumas vezes, o gato aprende que o som do clicker significa que “coisas boas estão a caminho” 🙂

Eventualmente, o som do clicker e um carinho já serão a recompensa. E então agora você tem um aliado no adestramento do seu gato.

5. Uma vez que seu gato aprendeu um truque. Passe para outros!

Depois de as introduções do clicker e dos petiscos, você poderá ensinar comandos simples ao gato como “sente”, “fique” e “venha”. Mas fique à vontade em ser criativo. Talvez você deseja que seu gato se comporte ao passear com guia e coleira. Por que não? 😉

Se você tem paciência, tem seguido as dicas com consistência e disposição, e mesmo assim está tendo muita dificuldade em ensinar seu gatinho, contate um profissional da área. Mas certifique-se que o treinador seja especialista de gatos. E claro, que seja adepto do método de reforço positivo!

Qualidade e amor para o relacionamento com seu gato! S2

Deseja “equipar” seu felino? Conheça os produtos para gatos na Petite Sofie.

Fonte: PetFinder: How to Teach Cat Tricks

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply