Comportamento Curiosidades Gatos Produtos Saúde

O que é catnip? Por que os gatos adoram?

Catnip deixa os felinos “loucos”, seduzidos, fazem os gatinhos rolar no chão, satisfeitos, felizes. Mas… por que gatos adoram catnip?

Seres humanos utilizam o catnip para fins recreativos, como fumar a erva. Dizem que produz efeitos interessantes. Mas o foco aqui são os gatos: dar catnip aos felinos seria dopá-los?

Por que os gatos adoram?
A satisfação dos gatos é evidente ao entrar em contato com o Catnip 🙂

O que é a erva catnip?

O nome “Catnip” é dado a erva Nepeta cataria, parente próximo do orégano e hortelã. A Nepeta cataria é uma planta muito comum na América no Norte. Aos americanos do norte, nunca são indicados dar o catnip encontrado em qualquer lugar para os gatinhos. Podem conter pesticidas e produtos químicos que prejudicam a saúde dos gatos.

O princípio ativo da Nepeta cataria é o nepetalactone, o qual acredita-se imitar um ferormônio natural do gato. O nepetalactone se liga aos receptores olfativos dos felinos e produzem resposta única neles.

O que os felinos sentem?

Descrições de proprietários acerca dos efeitos do catnip em seus animais de estimação variam. Vai da excitação à euforia e sedação. Alguns gatos chegam a babar.

Veterinários sugerem que os gemidos dos gatos quando expostos à erva catnip são resultados de alucinações induzidas quimicamente. Se uma pessoa exibe esses sinais, deixariam as outras preocupadas, mas a maioria dos donos de gatos se sente confortável ao permitir que seus gatos se divirtam com essa “droga recreativa”.

A marca All for Paws (AFP) importa o Catnip em frascos de 25g. que podem ser comprados na Petite Sofie

A erva catnip é utilizada pelos donos para provocar seus gatos. O catnip pode ser esfregado nos brinquedos dos gatos. Uma vez que a imitação de ferormônio afeta os receptores olfativos dos gatos, ao comer, o felino não apresenta quaisquer resultados. O consumo leva o princípio ativo para o sistema digestivo, fazendo-o se degradar.

Menos da metade dos gatos não possuem reações exageradas ao catnip. É como se a genética jogasse dados para determinar o interesse de um gato na erva. Em quantidades adequadas, até mesmo tigres e outros grandes felinos se sentem atraídos pela erva. Veja o flagrante no video abaixo:

Em meados de 1.400, europeus bebiam regularmente chás de catnip. A erva tinha aplicação medicinal para tratar – veja bem – cólicas e flatulências. Lembra? O princípio ativo Nepeta cataria é parente próximo do hortelã. O chá tem sabor e cheiro semelhante a um chá de menta.

Já em 1.960, fumar catnip foi uma alternativa à marijuana. Quando fumada, a erva produz – em níveis baixos – leves alucinações visuais e auditivas e sensação de relaxamento. O Nepeta cataria usado como chá pode produzir também efeito sedativo suave e de curto prazo nos seres humanos.

Da mesma forma que o catnip não tem propósito além de deixar o gato “doidinho”, não há evidências algumas de danos à saúde dos felinos. Se seu gatinho é muito preguiçoso e calminho, o catnip pode dar uma animada nas coisas 😉

Fonte: Gizmodo

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply