Adestramento Comportamento

Cães podem urinar por excitação ou submissão

Enquanto o cachorro pode ser o melhor amigo do homem, aquela poça de xixi no chão, com certeza não é. Se o seu cãozinho filhote, ou adotado de uma situação de abandono ocasionalmente faz xixi no chão sem nenhuma razão justificável, ele pode estar com problemas de micção submissa ou por excitação.

Meu filhote urina por excitação ou submissão? Como saber?

Primeiro, leve seu cãozinho ao veterinário para descartar qualquer outra possível razão para o comportamento inapropriado. Se ele(a) apontar que o filhote não tem qualquer problema urinário, como identificar o comportamento submisso?
 
Se o cachorro não faz xixi quando você está em “posição dominante” (por exemplo, procurando olhar seu cãozinho diretamente nos olhos, flexionando a cintura para encara-lo), as chances de seu cãozinho sofrer de problema de excitação é grande.

Já se seu cãozinho faz xixi quando você chega em casa ou quando ele está sob alguma pressão, provavelmente o problema é de submissão. De qualquer maneira, isso pode ser resolvido.

Nunca agrida seu cãozinho para tentar ensina-lo qualquer coisa. O efeito sempre será de medo


Meu cachorro urina por submissão

Cães submissos fazem xixi quando são festejados, alguém se aproxima ou quando são punidos – histórico de tratamento violento ou castigo após fazer xixi – bastante comum em cãezinhos abandonados

Essa é também uma reação comum com cães tímidos e ansiosos. Para corrigir, evite gritar de forma agressiva com o cãozinho após ele ter feito sujeira. Em vez disso, tente construir relação de confiança, ensinando comandos simples com reforços positivos após cada sucesso.
Aprenda a se aproximar de seu cãozinho com posturas “não-dominantes”. Evite enfrenta-lo olho no olho, aborde pelos lados, agacha-se ao nível da altura dele. Quando fizer carinho, prefira acariciar debaixo do queixo em vez de faze-lo na parte superior da cabeça.
São detalhes que fazem diferença para a percepção do filhote.

Quando o cão fizer xixi, simplesmente limpe sem criar alardes e vá embora. Se o cachorro faz xixi no tapete higiênico ou onde você definir, não esqueça de elogia-lo e recompensa-lo com carinho.

Meu cachorro urina por excitação

Geralmente, esse comportamento acontece com cãezinhos com menos de 12 meses de idade. Depois dessa idade, eles se comportam normalmente e a micção por excitação some. No entanto, enquanto urinarem por excitação, isso vai acontecer sempre que estiverem brincando, jogando, quando você chegar em casa ou quando levar visitas.
Para ajudar o seu cachorro (e salvar aquele lindo tapete da sua sala), tente manter todas as brincadeiras e momentos de maior excitação fora de casa. Ou utilize local com almofadas e tapetes higiênicos preparados para receber a urina 🙂 Dessa forma, se houver um pequeno acidente devido ao excesso de excitação, não vai ser grande coisa. 

Seja urina por excitação ou submissão, você precisa ter paciência com seu filhote


Síntese de dicas:

  1. Sempre que acontecer algum acidente inesperado, não repreenda ou puna seu cãozinho. Basta limpar a sujeira em silêncio e deixar o cachorro sozinho. Encha de carinho e atenção quando o filhote fizer xixi no lugar correto.
  2. Outra dica é você ignorar o filhote quando chegar em casa. “Ah, mas isso não é cruel demais?” Não mesmo! Dessa forma você dá ao seu cãozinho uma chance de ele se acalmar por conta própria. Peça aos visitantes de sua casa fazerem o mesmo.
  3. Sempre que seu cãozinho fizer as necessidades fora de casa, durante passeios, ou nos locais apropriados quando em casa, dê carinho ou até mesmo uma guloseima de recompensa.

Isso tudo não só ajuda a quebrar o hábito de fazer xixi quando excitado ou submisso, mas vai ajudar seu filhote a ter personalidade mais calma e confiante.

Boa sorte! Mas não esqueça: paciência e perseverança sempre vão lhe compensar na educação de seu cãozinho.

Compartilhe sua experiência conosco, utilize os comentários abaixo!

Se você desejar produtos que auxiliem no cuidado com seu pet, algumas soluções como Seca Xixi, Adestrador Pode x Não Pode e Tapetes Higiênicos são excelentes escolhas.


You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply