Adestramento Comportamento Psicologia

Treinamento de “arrombamento”

Ensinar o cãozinho a se comportar em casa é a primeira coisa que você deve fazer com seu filhote. E isso deve começar o mais cedo possível, por mais que você vai precisar ter paciência. Em geral, filhotes são incapazes de controlar suas bexigas e intestinos até 12 semanas de idade. Se seu cãozinho é mais novo que isso, extra paciência pra você.

De qualquer forma, se você já tem um cãozinho mais velho ou adulto, o adestramento do “arrombamento” é ainda possível de ser aplicado. O tempo do aprendizado depende de cão para cão.

Adestrar: ensinando seu filhote a se comportar em casa
O treinamento de arrombamento requer disciplina e persistência

Defina e siga uma agenda

Determine uma hora – seja na manhã, tarde ou noite – para iniciar o treinamento. Tente sempre levantar no mesmo horário toda manhã e leva-lo para fora de casa logo na sequência. Alimente-o sempre nas mesmas horas e leve-o para passear imediatamente depois de ele ter comido.

Adestrar: ensinando seu filhote a se comportar em casa
Uma rotina bem regrada auxilia seu cãozinho a aprender a lição mais rapidamente

Fique atento aos sinais

Se seu cãozinho começar a farejar, circular ou andar pela casa… esses são sinais que é hora de ir. Se você perceber os sinais, leve-o para fora de casa imediatamente. Caso você perceba no momento em que ele está “causando um acidente”, diga “não” firmemente e leve-o para fora de casa para terminar o trabalho, sempre fazendo carinho após ele concluir.

Adestrar: ensinando seu filhote a se comportar em casa
Ao menor sinal de “to precisando ir no banheiro”, tire-o de casa! 🙂

NUNCA puna, agrida ou esfregue o focinho na sujeira! Isso apenas o ensina a ter medo de você. Se você achar alguma sujeira em casa, mas não o pegou no flagra, NÃO CORRIJA. O cachorro associa a punição à qualquer outra ação e isso o deixará confuso em vez de educado.

Dono da palavra

Escolha uma palavra ou frase curta, por exemplo “pra fora” ou “faça aqui”. Use a palavra ou frase consistentemente, então ele vai aprender como um comando. Sempre traga seu cãozinho para a mesma área quando fora de casa. Seja no quintal ou na rua em frente ao seu apartamento durante o treinamento do arrombamento. O odor da área o encoraja a urinar ou defecar no lugar novamente. Não esqueça, sempre que ele fizer o trabalho bem feito, no lugar correto, faça um carinho e mostre que ficou satisfeito.

Adestrar: ensinando seu filhote a se comportar em casa
O pet vai entendendo que você gostou do que ele fez quando você o dá carinho

Fui para o mercado ou estou no trabalho. E agora?

Sempre que você estiver fora de casa, seu cachorrinho deve ficar na caixa (grade) ou no canil. Você pode comprar uma caixa ou um canil grande pensando em utilizar até quando seu filhote crescer, apenas divida o espaço para que não seja possível o cãozinho ter muito espaço para deitar. Instintivamente isso vai fazer com que o filhote não queira sujar a própria área. Mas seja cuidadoso, não deixe o filhote na caixa ou canil por mais de 6h. Ele pode não conseguir se segurar por tanto tempo.

Adestrar: ensinando seu filhote a se comportar em casa
A impressão é que ele está preso e corta o coração né? Mas ele está aprendendo a se comportar!

Se você fica mais do que esse tempo fora de casa, tenha o cuidado de voltar para libera-lo da caixa ou tenha alguém que o faça por você.

Não quero deixa-lo na caixa

Se você escolher não deixa-lo na caixa ou canil enquanto fora de casa, pode deixa-lo em um quartinho ou espaço da casa fechado que não tenha carpete ou piso de madeira. Coloque um tapete higiênico em um canto do espaço e brinquedos e cama no outro. Geralmente os cães preferem urinar em locais que tenham absorção do líquido, mas vão evitar fazer isso nas próprias camas. O ideal será se ele escolher fazer as necessidades no tapete higiênico. Esse método leva mais tempo de aprendizagem do animal do que o método da grade (caixa).

Adestrar: ensinando seu filhote a se comportar em casa
Tapetes higiênicos são ótimos aliados na educação do seu filhote

REGRAS QUE VOCÊ NÃO DEVE ESQUECER

  1. Faça sempre muito carinho e mostre satisfação quando ele se comporta de acordo com o que você deseja;
  2. Matenha uma rotina disciplinada;
  3. NUNCA puna, machuque ou agrida de alguma forma fisicamente o bichinho ao pega-lo fazendo algo errado;
  4. Não corrija o cãozinho se não for no flagrante.

O treinamento de arrombamento pode levar alguns meses, então persista. Lembre-se que seu cãozinho deseja servi-lo e satisfaze-lo, mas ele apenas precisa aprender como. Seja sempre muito claro quando for fazer carinho ou corrigi-lo nas ações. Progressivamente você vai perceber os avanços e bons resultados.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply