Perigos ao deixar cão em carro trancado

17:00 0 Comments

Cãezinhos morrem todos os anos decorrência do erro de seus donos em deixa-los presos dentro de um carro estacionado. Mesmo que por "apenas alguns minutos", os carros podem se tornar armadilhas fatais para os cães.

A temperatura sobe rápido

Em um dia normal com 25ºC, a temperatura no interior do veículo pode passar para 48ºC em questão de minutos. Já em um dia com 32ºC, o interior do carro pode chegar até 70ºC em menos de 10 minutos.

Dependendo do porte do animal, podem acontecer danos cerebrais ou até mesmo morte por insolação em apenas 15 minutos. Sob muito calor, a dificuldade para eles refrigerarem seus corpos é extra, já que suas únicas saídas são pela respiração e pelas almofadas das patinhas.

A organização PETA sugere que, se você encontrar algum cão sozinho em um carro quente, entre em contato com as autoridades locais para resolver a situação.

Perigos ao deixar seu cachorro em carro trancado
Tenha atenção onde seu carro vai ficar. O aumento da temperatura interna é um perigo para seu cãozinho

Fique atento aos sintomas

Os sintomas de insolação nos cachorrinhos são agitação, sede excessiva, respiração ofegante pesada, saliva grossa, falta de coordenação, falta de apetite, febre, taquicardia, língua excessivamente escura e letargia. Se seu cãozinho apresentar algum desses sintomas, proteja-o do calor e leve a um veterinário o mais rápido possível.

Se você não puder atender de forma emergencial, é importante mante-lo hidratado e se possível, pulverizar água ou mergulha-lo em uma banheira com água na temperatura ambiente por até dois minutos. Dessa forma a temperatura do corpo do animal vai baixar gradualmente.

Perigos ao deixar seu cachorro em carro trancado
Ahhh que alívio!!


Outra saída são deixa-lo em frente a um ventilador e deixar toalhas molhadas nas áreas da virilha, barriga, peitos e pata. Mas tenha cuidado, não utilize gelo ou água gelada demais. A baixa temperatura da água pode incomodar ainda mais o cachorrinho.

Fique bastante atento(a) ao local e a temperatura onde você vai deixar seu carro com seu cãozinho dentro. Quem ama, cuida :)