Adestramento Comportamento Psicologia

Adestramento: o poder do reforço positivo

Utilizar o método do “reforço positivo” para adestrar seu cão significa premia-lo quando o comportamento dele for de seu agrado e simplesmente ignorar os que não forem.

Como prêmio por bom comportamento, você pode dar petiscos, elogios ou outros tipos de recompensas (por exemplo: brincar, passear de carro ou caminhar com ele na praça). Utilizar o “clicker” é outra saída muito eficaz. Veja a seguir os benefícios de adestrar seu pet levando em conta a filosofia de “reforço positivo”:

Adestre seu cão: o poder do reforço positivo
O aprendizado pelo reforço positivo é recompensador ao dono

01 Qualquer um pode usar o reforço positivo com seu cachorro.

Toda sua família pode se envolver ao utilizar o reforço positivo como método de treinamento. Já outros como o adestramento com a guia – por exemplo – podem ser perigosos para uma criança executar. No entanto, com feedback positivo, você pode até mesmo ensinar seu filho pequeno a cooperar.

Sob sua supervisão, a criança pode auxiliar a adestrar o cãozinho da mesma forma como você faz. A técnica não exige que você grite ou altere o tom de voz com o cachorro. É fácil e muito positivo para todos da família se envolverem a conquistar bom resultado no comportamento do pet.

02 A técnica do reforço positivo evita mal entendidos com seu cão.

Você que decide quando quer que seu cachorro responda a uma ação e o premia quando ele fizer. Quando premia seu cão por fazer algo correto, você faz com que ele queira repetir o comportamento.

Punir nem sempre é uma mensagem clara para o cãozinho. Existe um problema comum ao punir quando cães falham em algum comportamento desejado pelo dono.

Por exemplo: Você pega seu cãozinho urinando no carpete. No mesmo instante você enrola o jornal e o bate. A intenção, claro, é dizer ao cachorro que aquilo que ele fez é inaceitável. Mas em vez disso, muitas vezes eles entendem que não devem urinar naquele local QUANDO você estiver presente. E essa é uma das razões pelas quais você às vezes vai encontrar o carpete molhado em algum momento em que o cachorro esteve sozinho. Esse problema de comunicação não é resolvido com punição.

Com o reforço positivo, você evita essas confusões. Utilizando-se do mesmo exemplo. Digamos que a intenção é ensinar seu cachorrinho a urinar fora de casa. Em vez de puni-lo, você o premia para toda vez que ele tiver o comportamento desejado. Nesse caso, toda vez que seu cãozinho urinar fora de casa, você da carinho, um petisco ou até mesmo brinque com ele. Dessa forma, ele aprende rápido que coisas positivas acontecem quando ele urina fora de sua casa, enquanto nada ocorre se ele urinar no carpete. Logo ele fará todas as necessidades fora para conquistar seu carinho, atenção ou um petisco. Ficou claro para ele que é assim que funciona.

03 O método do reforço positivo pode ser utilizado para conquistar qualquer comportamento.

Usando técnicas como a da guia/coleira, ou qualquer outra forma que pune para ensinar, pode não ser eficaz com qualquer cachorro. Cães de personalidade agressiva são um exemplo disso. Muito frequentemente eles se tornam ainda mais agressivos sob violência. Do outro lado, cães medrosos talvez não responderão bem à mais leve punição. Um cachorro que se assusta com determinadas pessoas ou situações talvez torne-se ainda mais assustado após experimentar qualquer tipo de punição corretiva. No entanto, adestrar seu cão – medroso ou agressivo – com o clicker, traz resultados impressionantes.

04 O treinamento mental cansa o bichinho

O tédio é o principal fator de influência nos problemas de comportamento dos cães, como procurar algo para cavar ou a mastigação excessiva. Adestra-lo é uma ótima saída para manter o tédio longe. Você vai se surpreender com tamanha energia gasta pelo cãozinho simplesmente por adicionar alguns treinos curtos de reforço positivo no seu dia-a-dia.

Adestre seu cão: o poder do reforço positivo
Ai que delícia de treinamento!

05 É divertido!

Se você mantiver sessões de treinos curtos e faze-lo bem humorado, o treinamento de reforço positivo vai ser uma diversão só! Pra você e também para o filhote. Assim que seu cão perceber que aqueles momentos trarão boas coisas para ele, ele vai encarar o momento como diversão. Como consequência, ele terá ótimo comportamento, na esperança de obter recompensas, e você ficará satisfeito e feliz. É um ciclo vicioso positivo.

06 O método fortalece o vínculo entre você e seu cachorro

Para a grande maioria de nós, os cães são amigos e companheiros. Eles se tornam parte importante da família. Utilizar métodos de reforço positivo como adestramento reforça o vínculo que temos com eles. Enquanto outras técnicas de treinamento ensinam o cão a se comportar, o reforço positivo ajuda a ter você como líder de seu bichinho, mantendo sempre a confiança e a obediência a você e fortalecendo o relacionamento dono-cachorro.

É só você se colocar no lugar dele. Imagine seu trabalho. Se seu chefe lhe ordena a fazer algo e lhe acompanha, empurrando quase que fisicamente até conseguir o que deseja e depois nem agradece… o que você vai pensar? Por outro lado, se em vez disso ele pede por algo e, assim que você tiver concluído a tarefa, ele rapidamente lhe agradece e reconhece seu bom trabalho? Provavelmente você vai se sentir muito mais favorável a auxiliar o chefe que dá um feedback positivo ao que pune ou ignora. É ainda provável que você esteja até mais disposto a trabalhar duro para o chefe que lhe trate bem.

O mesmo acontece com o seu bichinho. Ele é muito mais propenso a desfrutar de sua companhia se estiver ansioso para ser recompensado em vez de temer qualquer punição. Então, gaste tempo com métodos de reforço positivo no adestramento. É certo que, além de reforçar o vínculo com o seu cão, vai trazer sucesso ao treinamento.

Fique com o exemplo de parceria entre a Renata e sua doberman Kira:

You Might Also Like

1 Comment

  • edilene
    3 de Janeiro de 2015 at 12:14 AM

    Adorei seu site!
    Adoro animais também!
    Que tal voce divulgar suas postagens
    em
    http://www.edihitt.com.br
    e aumentar suas visitas?!

  • Leave a Reply