Adestramento Comportamento Psicologia

Adestramento: programa de obediência

Um programa adequado de obediência é a pedra fundamental para o bom comportamento dos cães.

Ainda existem pessoas que acreditam que não há cachorros mal educados, mas que seus donos é que são. A maioria dos cães deseja agradar seus donos, mas sem adestra-los, eles simplesmente não sabem como fazer.

Cãezinhos adestrados são mais saudáveis e felizes, assim como seus donos também. Veja a seguir instruções de como criar obediência em seu cachorro:

Adestre seu cão: programa de obediência

Equipe-se com o básico antes de iniciar

Um bom treinamento inicial de obediência não requer muita coisa, mas é bom ter o básico para facilitar todo o processo. Compre uma coleira que seja confortavelmente adequada ao tamanho do seu cachorro. Então escolha uma boa guia para ajudar a tirar o melhor do seu treinamento. Não abra mão da qualidade para esses itens e aprenda como usa-los bem certinho.

Começando o treinamento com seu cãozinho

Defina o método de treinamento a utilizar. Os tipos de adestramento variam, mas a maioria dos profissionais de adestramento concordam que a técnica do “reforço positivo” – utilizando carinho ou petiscos como recompensa – é a que seu cãozinho mais vai apreciar.

Outra variação de treinamento que pode ser utilizada é com o clicker, um aparelhinho simples que auxilia no reforço às ordens. Seja qual método de adestramento você for utilizar, não esqueça da socialização.

Adestre seu cão: programa de obediência
Com reforço positivo e sem violência, você perceberá a evolução da obediência de seu cãozinho

Sessões de adestramento

O sucesso geralmente é resultado da conclusão de vários pequenos passos. As sessões de treinamento devem durar em torno de 10 a 15min e realizados duas ou três vezes por dia. Isso deve ser entendido principalmente para quem for treinar filhotinhos muito novos. A atenção dos pequenos dura muito pouco. Sessões longas podem deixar até mesmo um cachorro adulto cansado.

Comece ensinando o básico. Geralmente, sentar é um dos comandos mais fáceis de o cãozinho aprender. Depois, passe para deitar. Ao mesmo tempo, ensine-o a ficar quieto. Estes comandos são fundamentais e muito importantes. Depois que seu cachorrinho aprender esses princípios básicos de obediência, você poderá avançar em novos comandos.

Dificuldades no adestramento

Possíveis dificuldades durante o treinamento de obediência

O treinamento de obediência leva certo tempo. Por isso, tanto seu cachorro quanto você podem enfrentar algumas dificuldades no percurso. Provavelmente alguns problemas de comportamento aconteçam, como rebeldia ou agressividade. A melhor maneira de consertar essas falhas é interrompe-las na hora. Desvie a atenção de seu cãozinho para algo positivo. Tente executar comandos que seu cão já tenha dominado e então presenteie com recompensa (carinho ou petisco). Mantenha-se frio e confiante. Tenha postura firme, clara e fale o que disser com convicção. O reforço positivo é a chave do sucesso.

Nunca castigue ou irrite o cãozinho, isso só vai confundi-lo. Também não exagere ao prender a atenção do filhote dando muito petisco e carinho. Isso pode cansa-lo a ponto de não aproveitar o treinamento.

Procure sempre terminar o adestramento com algo positivo. O sucesso será resultado de muita persistência, consistência e principalmente – paciência.

Treinar ou deixar com um treinador?

Algumas pessoas preferem contratar um profissional para treinar o cachorro. O treinador pode vir até a casa e treinar o cachorrinho para você, ou você pode envia-lo a alguma escola especializada em adestramento por determinado tempo. Muitos donos de cães preferem que o treinamento seja sob sua supervisão em vez de se separar do cachorro durante o período necessário.

Lembre-se: é mais provável que seu pet o veja como mestre se você estiver diretamente envolvido com o processo de treinamento. Mesmo porque, treinamento de obediência estreita os laços dono-cachorro.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply