Banho Higiene Produtos Saúde Shampoo

Como lavar seu cãozinho em 8 passos

Lave seu pet em 8 passos

Seu filhote está com mau cheiro ou se coçando a todo momento? Siga algumas dicas de como lava-lo. Tomar banhos regularmente é importante para seu bebezinho nas primeiras fases de vida.

No início ele até pode resistir, mas breve ele fará expectativa para o próximo banho 🙂

Lave seu pet em 8 passos

01 Prepare o espaço

Antes de qualquer coisa, reúna todos os itens que fará uso para o banho. Toalhas, shampoo e condicionador canino, esponja e organize tudo próximo ao seu alcance, mas não a uma distância que o cachorrinho possa chutar tudo. Puxe a mangueira ou prepare a água na banheira.

Lave seu pet em 8 passos
Tenha tudo o que precisa em mãos, antes de começar.

Dica extra Fique atenta à temperatura da água. Os pets tem a pele mais sensível que a nossa. Mantenha a água morna. Se achar necessário, peça ajuda de outra pessoa.

02 Escove seu pet por completo

Nesse momento você pode verificar com mais atenção se o bichinho possui qualquer problema de pele, nos pelos ou qualquer coisa que comprometa sua saúde enquanto você o relaxa com muito carinho. Se encontrar algum carrapato, marque com seu veterinário para remove-lo, ou faça você mesma se sentir segura.

Lave seu pet em 8 passos
Prepare o bichinho para receber a ducha 🙂

03 Escolha um bom shampoo

Lave seu pet em 8 passos

Se seu cãozinho se coça demais, pode ser por conta de simples irritação na pele, mas também por culpa de alergias ou até mesmo parasitas. Se seu filhote sofre por conta de piolhos ou pulgas, procure comprar um shampoo específico para tratar de forma adequada (Shampoo Antipulgas com Permetrina).

Se não for o caso, escolha um shampoo mais suave, mas utilize shampoo especial para seu pet. Evite shampoos especiais para bebês humanos, eles não foram feitos para seu bebê pet 🙂

Dica extra O “pulo do gato” na hora do banho em seu pet é enxagua-lo muito bem após o banho. Nessa hora uma mangueira com um bom gatilho pulverizador é ótima pedida! 

Claro, sempre lave seu cãozinho com água limpa. Com esse tratamento VIP, seu filhote vai pensar estar em um SPA! 😉

04 Antes de aplicar o shampoo, certifique-se de que toda pelagem está molhada

Comece com a cabeça. Tenha certeza de massagear todas as dobrinhas como debaixo das patas e pescoço.

Lave seu pet em 8 passos
Hora de molhar o filhote. Depois aplicar o shampoo.

Dica extra Para melhores resultados, use os polegares e massageie com movimentos circulares.

De atenção extra às partes que sujam com mais facilidade.

05 Lavando cabeça e rostinho

É de fundamental importância se seu pet teve problemas com piolhos ou pulgas. Isso os vai mover para o corpo, facilitando seu trabalho em se livrar do máximo possível deles. Se o shampoo que você está usando não informar que NÃO VAI irritar os olhos do filhote, pegue uma flanela úmida morninha e esfregue suavemente no rosto e embaixo do queixo. Use água morna para isso, já que ela vai espantar as pulgas se elas existirem ali.

Lave seu pet em 8 passos
Tenha paciência e muito cuidado com o rostinho

Dica extra Certifique-se de NÃO UTILIZAR shampoo nos olhos, boca, nariz e ouvidos do pet. O interior dos ouvidos são os lugares favoritos para as pulgas se esconderem, mas raças com orelhas grandes (exemplo Shih-tzu, Bloodhound, Maltês etc) podem sofrer com infecções se elas ficarem úmidas por dentro. Nesses casos, use um cotonete úmido COM MUITO CUIDADO ou prefira um simples paninho úmido.

Atenção para o tempo que seu cachorrinho poderá ficar com shampoo nos pelos. Nas embalagens geralmente existem informações de orientação.

06 Lave o pet até perceber que a água corre limpa entre os pelos

Depois, enxágue mais uma vez. Se o pet se afasta na hora de enxaguar o rosto, use sua mão para levar a água até o rosto – por várias vezes – até que esteja enxaguada.

Lave seu pet em 8 passos
Aqui a água vai levar a sujeira embora.

Dica extra Você pode molhar uma toalha várias vezes na água limpa para enxaguar o rostinho do filhote. Faça leves movimentos circulares.

07 Pegue uma toalha, leve até as costas do seu pet e esfregue até seca-lo

Não esqueça de secar o interior das orelhas também.

Dica extra Como o instinto canino é de se agitar quando está molhado, tome cuidado. Para cãezinhos de pequeno porte, estique outra toalha no chão e use um secador de cabelos junto com uma escova.

Lave seu pet em 8 passos
Quase no fim. Hora de secar o pet. Muita atenção para não deixar úmidas as orelhas ein!

Nessa hora você pode borrifar um perfume – especial para seu cão, claro. Existem diversas opções e aromas no mercado. Cuidado com o perfume, pois seu cãozinho pode ser alérgico à alguma das substâncias. Por isso, o ideal é consultar seu veterinário antes de usar no seu pet.

Para as raças que são propensas a infecções de ouvido, atenção redobrada para os ouvidos. Use um chumaço de algodão ou uma flanela macia absorvente. O pet não está seco o suficiente se os pelos do interior da orelha não saltarem para fora.

[ Veja aqui como cuidar das unhas e dentes do seu pet ]

08 Beije, amasse, ame de paixão seu pequeno.

Nessa etapa ele estará limpinho e cheiroso 🙂

Lave seu pet em 8 passos
Muahhhh!!! =*

Fonte: WikiHow

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply