Dicas para solteiro escolher o cãozinho ideal

17:21 0 Comments

Se você mora sozinha, ou sozinho, e tem procurado motivos para adotar ou comprar um cachorrinho, aqui você vê algumas dicas de como escolher o cãozinho ideal.

Além do espaço, a dedicação

Mais importante que o espaço que você vai poder oferecer ao seu pequeno, está no tempo que você deseja - ou pode - dar de atenção para ele. Por isso, antes de tomar a decisão de ter um cãozinho, planeje-se para poder se dedicar ao filhote. Algumas raças, como o Golden Retriever, Scottish Terrier e o Shitzu, tem boas condições de se adaptar a qualquer tipo de ambiente, seja apartamento ou casa, mas exigem uma boa dose de atenção dos donos.

Cãozinho de solteiro: presença fiel
Fique atento para dar atenção: o cachorrinho é um amigo muito fiel, mas precisa de sua presença.

Antes de decidir pelo pet, analise seu estilo de vida

Como é seu dia-a-dia? Você é do tipo esportista, ou é calmo e gosta de se estirar no sofá quando pode? Seu estilo de vida deve determinar o porte, a pelagem e a raça do cachorro que vai lhe acompanhar. Tendo consciência disso, você pode eliminar a escolha de uma ou outra raça em relação a outras ou até mesmo concluir que o melhor, é não ter um cachorrinho de estimação - já que nas horas que pode, você prefere sair e encontrar amigos, por exemplo.

Cãozinho de solteiro: estilo de vida
Oriente-se a escolher qual raça se ajusta melhor ao seu estilo de vida.

A escolha da raça e a importância do adestramento

É complicado definir a raça do cão que provavelmente vai ficar grande parte do dia sozinho. Mais importante que a linhagem a ser escolhida, é a educação do filhote que vai influenciar mais na forma como ele vai se comportar. Sugere-se que você invista em um programa de adestramento com profissionais. Até lá, dá para pegar umas boas dicas na web.

Cães de porte pequeno e pelo longo

Shitzu, Lhasa Apso e Scottish Terrier

Pequenos, dóceis e de "vasta cabeleira" :)

Essas são raças de cachorros para quem mora em um apartamento pequeno e não vai ter muito tempo para passear ou exercitar o pet. Essas raças são de pequeno porte e em geral bastante calmos. O Scottish Terrier pode ser um pouco temperamental. Em geral são tranquilos e não exigem sair de casa todos os dias, mas se o dono não tiver pulso firme, eles podem mostrar uma face mais agressiva.

A pelagem longa das raças citadas pode demandar maior cuidado na frequência da escovação. Pelo menos uma vez ao dia é importante que se faça. No entanto, se você mante-los tosados com pelo curto, não vai precisar ter tanto trabalho.

Cães de porte pequeno e pelo curto

Pug, Dachshund e Bulldog Francês


Clássicas escolhas de quem mora sozinho. Excelentes parceiros!

Em geral, os solteiros atualmente se estabelecem em apartamentos. Por isso, o Pug, o Dachshund - mais conhecido como "salsicha" - e o Bulldog Francês são as escolhas preferidas. São amáveis e mais fáceis de tratar.

Dentre eles, o Pug costuma ser um pouco mais agitado, mas como não tem condicionamento de atleta, se cansa logo :) Já o famoso "Cofap salsichinha" é bastante tranquilo, mas genioso. A preferência pelo Bulldog Francês tem crescido significativamente nos últimos anos. A grande vantagem dessas raças, é que não necessitam de escovações frequentes.

Cães de porte grande

Golden Retrieve e Collie

Mesmo maiores, os cães dessas raças tem temperamento calmo e amigável.

Não é porque o cachorro é de porte grande que não possa habitar espaços pequenos. Os Golden Retrievers se adaptam bem a apartamentos, já que são bastante tranquilos e pouco destrutivos. Diferentes do Labrador, que não são indicados para dividir apê com um solteiro :)

De temperamento doce, o Golden Retriever pode ficar brincando com qualquer objeto até a chegada do dono. Se você deseja um, apenas vai precisar ficar atenta(o) a leva-lo para passear com frequência. Eles precisam de exercícios físicos.

Outra raça de porte grande indicada é o Collie. Mesmo grande, ele pode ficar por horas sozinho sem latir, fazer bagunça ou chorar. Agora, quando o dono chega em casa, a festa é grande!

Os cães de porte maior também não são proibidos, ainda que o ambiente seja pequeno


Vira-lata: um grande companheiro independente

Esse é parceiro! :D

Resultado de mistura de raças, os vira-latas variam muito da aparência física ao temperamento sendo difícil atribuir um padrão. No entanto, de forma geral, são inteligentes, educados e sociáveis com outros cães e pessoas. Seu grande ponto positivo é a maior resistência a doenças e independência.

São extremamente fiéis e companheiros. Como se adaptam bem a diferentes ambientes e rotinas, é uma ótima escolha para um dono solteiro que talvez precise mudar de casa com certa frequência.


Cão adulto: por que adotar?

Quando você adota um filhote, a dedicação e a exigência de atenção e paciência são comparáveis as de um bebê. O bichinho fica extremamente carente nas primeiras semanas de adaptação. Além disso, são grandes as chances de ele fazer bagunça, roer e quebrar objetos em razão da curiosidade e inexperiência. 

Se você não deseja passar por essa fase de paciência e dedicação extra, que tal adotar um cãozinho adulto? Com o cachorro mais velho, você pode conhecer de antemão o comportamento do animal, suas características mais marcantes e a capacidade de adaptação ao seu ambiente.


Dicas para quando seu animal estiver sozinho

Cães agitados

Cachorros com essa característica correm o risco de ficarem entediados mais fácil e desenvolver como decorrência, comportamento destruidor. Nesses casos, deixe brinquedos espalhados pela casa, assim eles podem se divertir e não acumular as energias.

O cãozinho passará muitas horas sozinho

Se você tem compromisso certo e sabe que deixará seu pet sozinho por muitas horas, dedique seu tempo livre a ele. Aproveite os fins de semana para passear, brincar e correr ao lado do bichinho. Assim você evita que ele se torne um cão estressado e triste.

Uma sensacional solução para que o cãozinho possa gastar as energias, e até mesmo brincar sozinho, são os lançadores automáticos de bolinha. Veja melhor sobre o assunto no post que fizemos sobre os brinquedos Fetch, da AFP.

Venha conhecer a Petite Sofie Pet Store. Tudo da mais alta qualidade para seu pet, aberta 24h por dia. Encomendas para todo o Brasil e compras facilitadas: Frete Grátis*, pagamento em até 4x sem juros e 5% de desconto à vista*!

* Veja todas as políticas no site: petitesofie.com.br