Cuide dos dentes e unhas do seu pet

22:49 0 Comments

Seu cãozinho é seu bebê. Por isso, a sua responsabilidade é de mãe - ou pai. É preciso adestra-lo, dar banhos semanais, passear pra ele fazer algum exercício, manter a vacinação em dia e cuidar da alimentação.

O cuidado com os dentes deve entrar no seu roteiro de cuidados. Se mal cuidado, seu pet pode enfrentar graves riscos à saúde, como doenças gengivais ou até perda dos dentes. 

Da mesma forma, o tamanho das unhas deve ter atenção. Você deve ficar atenta para aparar as unhas quando seu tamanho possa oferecer algum risco ao pequeno.

Deixar o problema nos dentes se agravar

Os problemas bucais de seu pet começam a se agravar quando há acúmulo de placa bacteriana e tártaro sobre os dentes do bichinho. São estes os fatores que causam as doenças nos tecidos que revestem os dentes - doenças periodontais. Com acúmulo de tártaro, as gengivas de seu cãozinho inflamam e provocam mau hálito, ou quando pior, a perda dos dentes. 
Cuide dos dentes do seu pet
Além de divertido, bom pra saúde bucal do pet!

Uma forma importante para prevenir é escovar os dentes com frequência e utilizar de brinquedos que estimulem o pet a roer e mastigar. Para isso, compre ossinhos, couros comestíveis, bolas de borracha dura ou até mesmo biscoitos caninos e cordas específicas para o pet. Fique atenta para adquirir o produto com tamanho adequado ao seu pet. Não corra o risco de ele se asfixiar ou engolir o objeto por completo.

Doenças periodontais aparecem com a falta de cuidados com a gengiva e também com a idade do animal. Por isso, a doença é comum em indivíduos mais idosos e em raças pequenas, já que elas são afetadas mais precocemente que cães de raças de maior porte. 


Cuide dos dentes do seu pet
Seu pet é seu bebê. A saúde bucal é também muito importante!


Começa nos dentes, mas afetam todo corpo do cãozinho

O perigo pode aumentar quando as bactérias da infecção assumem a corrente sanguínea do pet. O que começou sem muita gravidade nos dentes, passa a atingir órgãos internos e vitais como coração, fígado, rins e até mesmo as articulações, podendo assim oferecer risco de vida ao seu bebê.

Por que cuidar das unhas de seu pet?

Além do cuidado com os dentes, cortar as unhas de seu pet vai além das aparências. Claro, deixa-lo com as unhas aparadas vai certamente deixa-lo mais bonito, ou bonita, mas ele permanece limpo por mais tempo e principalmente, diminui as chances de ele se machucar.

Com unhas maiores, seu cãozinho vai se prender mais facilmente a tapetes - podendo estraga-los - e a pisos, onde o encravamento pode provocar sangramento ou até a queda da unha, causando grande sofrimento ao pet.


Cuide das unhas do seu pet
Apare as unhas do seu bebê: é beleza e também é saúde!

Corte ideal das unhas do pet

O ideal é que a unha do cãozinho vá até o "sabugo" (tecido vivo). O corte deve ser realizado na diagonal da unha. Corte com muito cuidado para não ferir seu pequeno.
Cuide das unhas do seu pet
"Dá a patinha, meu amor!"

É sabido que a grande maioria dos cãezinhos não gosta que toquem em suas patinhas, então é recomendado que você leve pet shops especializados onde você possa oferecer esse cuidado ao seu cãozinho junto de uma boa tosa e e banho. Além de que, por ser executado por profissionais, a qualidade do serviço e a agilidade são garantidas.